O USO DA METODOLOGIA ATIVA EM FISIOTERAPIA CARDIOPULMONAR E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Leidiane de Oliveira Santos IFRJ
  • Marilena Bezerra Martins IFRJ
  • Yasmim Kaline Bezerra IFRJ
  • André Favre IFRJ
  • Juliana Veiga IFRJ

Resumo

INTRODUÇÃO: Este relato parte da vivência discente na disciplina Fisioterapia nas Disfunções Cardiopulmonares II na graduação do IFRJ. A metodologia utilizada na disciplina possui perfil dinâmico, crítico e reflexivo desenvolvendo um método ativo de ensino-aprendizagem, através do uso de situações-problema, caixa de ferramentas, sínteses (individuais e coletivas), rodas de conversa, aulas práticas e portfólio reflexivo. Sobretudo, tornando o discente protagonista na busca do saber. A avaliação processual é adotada, atribuindo nota para todas as etapas que constituem cada atividade. Para isto foram utilizados dois instrumentos de avaliação: auto avaliação discente, onde é possível identificar e registrar o percurso da aprendizagem, facilidades, dificuldades e os pontos que precisam melhorar individual e coletivamente; e avaliação dos discentes pelos docentes, onde são apontadas as características do desenvolvimento dos alunos. O portfólio é construído continuamente e avaliado na metade e final do período letivo. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O processo teve início com o processamento de situação-problema que contemplava o objetivo geral da ementa. Os discentes liam o problema, discutiam sobre o mesmo levantando pontos importantes para construção de questões de aprendizagem. Logo após buscavam respostas, que eram trazidas para o pequeno grupo, desencadeando discussões e, posteriormente, uma síntese composta de novos conhecimentos. A caixa de ferramentas foi um método de enriquecimento da disciplina, pois os discentes puderam ter conhecimento de outras abordagens relacionadas a cardiopulmonar. A caixa virtual continha vídeos, artigos, imagens e capítulos de livro, e os discentes poderiam escolher de acordo com o interesse pessoal. Uma síntese reflexiva individual sobre o tema era elaborada. Ao final de ambas atividades, eram levadas novas informações ao grande grupo através da roda de conversa composta pelos discentes e docentes, que questionavam e traziam seus conhecimentos tornando este processo construtivo e significativo para todos. As aulas práticas eram baseadas nos métodos e técnicas levantados nas sínteses construídas. E o portfólio reflexivo era um resumo de toda esta experiência vivida na disciplina, onde os discentes, individualmente, davam significado a tudo que aprenderam. IMPACTOS: A partir do produto gerado nos portfólios reflexivos, a metodologia aplicada denotou o quão a busca ativa é enriquecedora para todos; proporcionando o desenvolvimento integral e troca mútua de saberes entre docentes e discentes. Desta forma, as discussões pontuadas desenvolveram o senso crítico dos discentes ampliando conhecimento, e possibilitando o autoquestionamento acerca do desdobramento das atividades. A metodologia ativa busca intervir no autoconhecimento de forma espontânea, ou seja, além do conhecimento empírico dos discentes os mesmos recorrem a literatura, favorecendo ao desenvolvimento intelectual e reflexivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A metodologia ativa permitiu a construção e troca de saberes significativos, promovendo e ampliando a autonomia dos discentes no processo de formação, levando-os a realização de análises críticas e reflexivas não só sobre o seu aprendizado, mas também sobre o processo de construção e planejamento da disciplina.