PET-SAÚDE: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO

Autores

  • Risomar da Silva Vieira UEPB
  • Alecsandra Ferreira Tomaz UEPB
  • Amanda de Melo Cândido UEPB
  • Anne Samilly Gomes Moreira UEPB
  • Clemilson Sousa Silva UEPB
  • Jacquelane Silva Santos UEPB
  • Moranna Ribeiro Agra Alexandre UEPB
  • Shara Karolinne Antas Florentino UEPB

Resumo

INTRODUÇÃO: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Vigilância em Saúde (PET-Saúde/VS) é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, desenvolvida por Universidades em parceria com Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Saúde e, visa à formação do estudante através do trabalho, oferecendo oportunidades de troca de conhecimento e experiência entre profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicos de cursos de graduação da área da saúde. O objetivo geral do PET-Saúde é fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o SUS, caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências dirigidos aos estudantes das graduações em saúde, de acordo com as necessidades do SUS. A experiência foi desenvolvida por dois tutores (Docentes da Universidade Estadual da Paraíba), dois preceptores (Profissionais do Serviço Municipal de Saúde) e alunos de Cursos de Graduação (Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia). DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: As atividades ocorreram em duas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) em dois bairros da periferia de Campina Grande – PB, com enfoque no público hipertenso e diabético dentro da proposta do programa HiperDia. As ações eram realizadas juntamente com as equipes das UBSF onde após o acolhimento com as boas vindas e triagem, as atividades coletivas se efetuavam com a participação dos usuários, estudantes e profissionais. Nas rodas de conversa, sempre se priorizava a voz dos usuários como referencial para os diálogos sobre o processo saúde-doença. IMPACTOS: No decorrer da experiência foi possível observar uma maior adesão dos usuários a proposta do HiperDia, maior socialização entre as pessoas atendidas, maior envolvimento na indicação de temáticas para serem discutidas, melhoria na tomada de iniciativa e criatividade por parte dos estudantes, maior aceitação da equipe quanto a presença da universidade nas unidades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O PET-SAÚDE representa dentre outras, uma possibilidade de estimular o trabalho em equipe na área da saúde a partir da formação do profissional de saúde. É uma construção difícil de se tornar uma realidade concreta devido os mais diversos fatores, mas se entende que é através de uma atenção interdisciplinar competente e solidária que se terá mais resolutividade e mais respeito as pessoas.