RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA SOBRE A FEIRA DE APRENDIZAGEM ATIVA DA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

Autores

  • Daiane dos Santos UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
  • Cintia Lopes UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
  • Jeniffer Prisco UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
  • Marcelly Barbieri UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
  • Lucia Gil UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

Resumo

INTRODUÇÃO: Relato da experiência de acadêmicos do curso de fisioterapia da Universidade Castelo Branco (UCB)/ Rio de Janeiro. No segundo semestre de 2014 todas as turmas do curso receberam como tarefa realizar uma feira de aprendizagem ativa, onde o objetivo era colocar em prática todo conhecimento adquirido durante o semestre em uma determinada disciplina. Tendo em vista que atualmente, o mercado de trabalho exige que o profissional de saúde tenha condições não apenas de reproduzir informações recebidas em sala de aula, mas também, e sobretudo, de produzir seu próprio conhecimento ao longo de sua vida profissional, ampliando seu campo de aprendizagem. Dando ênfase à educação problematizadora, centrada no estudante, que constrói seu conhecimento e desenvolve um discurso próprio de maneira ativa através de novas metodologias de ensino e aprendizagem, com o professor no papel de facilitador do processo. Nesta situação, o futuro profissional de saúde é convidado a trabalhar com problemas reais, assumindo responsabilidades crescentes e interagindo com a população e os profissionais de saúde das áreas afins. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A experiência foi realizada em três fases: (1) um professor por período escolheu um conteúdo a ser explorado; (2) o conteúdo selecionado foi explorado de uma forma criativa, usando papel, massas de modelar, elásticos, material reciclado, música, teatro...; (3) a exposição aconteceu dentro da semana acadêmica do curso de Fisioterapia para todos os alunos e frequentadores da Universidade. Os alunos aproveitaram o material para explicar aos outros o que foi estudado. IMPACTOS: Toda atividade descrita no início provocou um pouco de receio e medo, mas em seguida trouxe motivação e interação dos acadêmicos para realizar estudos em grupos sobre o tema, facilitando o aprendizado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A feira de aprendizagem se mostrou positiva, pois observou que os mesmos apresentaram uma melhora no processo de ensino aprendizagem diante de uma didática diferenciada contribuindo propositivamente com os processos de mudança na formação superior em saúde e na real identidade do fisioterapeuta que se deseja formar.