PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Ana Letícia de Souza Pereira Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
  • André Augusto de Oliveira Severiano Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
  • Emannuel Alcides Bezerra Rocha Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
  • Jéssica Fernanda de Lucena Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
  • Joelson dos Santos Silva Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
  • Nathalie Cortez Bezerra de Medeiros Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
  • Vanessa Lopes Costa de Oliveira Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
  • Heloisa Maria Jácome de Sousa Britto Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi

Resumo

INTRODUÇÃO: Os profissionais envolvidos com a Estratégia da Saúde da Família (ESF), tem o ofício de contribuir para a promoção da saúde por meio de ações preventivas e de orientação à população, sendo relevante uma otimização dos recursos humanos, com destaque para o espaço ocupado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Neste sentido, a capacitação de ACS é um dos principais aspectos que busca desenvolver novos conhecimentos e habilidades relacionadas a suas tarefas específicas e aumentar a capacidade dos mesmos para comunicar e servir a população local. OBJETIVOS: Realizar um levantamento bibliográfico sobre os programas de capacitação para ACS. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura. Os descritores foram estabelecidos por meio de consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), e elegidos: Capacitação (Training; Capacitación), Agentes Comunitários de Saúde (Community Health Worker; Agentes Comunitarios de Salud) e Atenção Primária à Saúde (Primary Health Care; Atención Primaria de Salud). Os descritores eleitos foram utilizados para pesquisa nos idiomas em português, inglês e espanhol. Os critérios de inclusão foram: publicações que constassem de capacitação e ou avaliação dos conhecimentos de Agentes Comunitários de Saúde acerca de aspectos relacionados a saúde, trabalhos publicados entre 2003 e 2013, trabalhos publicados na íntegra e não repetidas em outras bases de pesquisa. A busca foi realizada nas bases de dados Science Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), e o Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). RESULTADOS: Foi encontrado um total de 32 publicações. Após análise, com base nos critérios de inclusão, foram: selecionados 13 artigos referentes a 10 temas distintos para as capacitações, os quais foram: Saúde do Idoso, Saúde do Trabalhador, Doenças Respiratórias Infantis, Saúde da Mulher, Aleitamento Materno, Saúde Bucal, Educação em Saúde relacionada à Epilepsia, Saúde Relacionada à Saúde Auditiva Infantil, Ensino e Prática. Nas metodologias de cada capacitação foram realizados cursos com formatos distintos: aulas expositivas, aplicação de jogos, leitura de manual, entrevistas, oficinas teóricas e praticas, videoconferência, problematização e oficinas pedagógicas, rodas de conversas e aplicação de questionários. CONCLUSÃO: Esse trabalho teve resultados que culminam na contribuição do acesso a informação e conhecimentos em saúde que deve ser repassado à comunidade pelos ACS, já que este profissional se configura como agente representativo e com papel fundamental no elo entre unidade e comunidade. Todas as metodologias abordadas objetivaram a busca do conhecimento, facilitando a assimilação do conteúdo de forma lúdica e efetiva. Entretanto devem existir programas de educação continuada e permanente, a fim de garantir uma assistência humanizada, de alta qualidade e com boa resolubilidade frente á demanda da população.