ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO DE UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Chadia Mohamad Tassa Universidade Federal do Paraná/Estudante do Curso de Fisioterapia
  • Rogério de Souza Braga Universidade Federal do Paraná/Estudante do Curso de Fisioterapia
  • Arlete Ana Motter Universidade Federal do Paraná/Professora Doutora do Curso de Fisioterapia

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v5n10.p6

Palavras-chave:

Ergonomia. Bibliotecas. LER-DORT

Resumo

As condições ambientais de uma biblioteca são propícias para a proliferação de microrganismos responsáveis por alergias em humanos, principalmente no trato respiratório. Além disto, a utilização excessiva do sistema osteomuscular e compensações posturais predispõem o desenvolvimento de distúrbios ocupacionais relacionados ao trabalho. O objetivo do estudo foi avaliar as condições de trabalho no atendimento ao público de uma biblioteca universitária. A pesquisa foi do tipo estudo de caso, empregando a metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) realizada entre agosto de 2016 e julho de 2017 em uma biblioteca da UFPR. Aprovado pelo CEP sob o número 1175594, em 07 de agosto de 2015. Participaram 19 servidores do Setor de Ciências Biológicas com idades entre 19 e 69 anos.  A partir da investigação verificou-se que a demanda é respiratória e musculoesquelética. Permanecem sentados por longos períodos, adotam posturas impróprias, ocasionando dores e/ou desconfortos. Mas fazem rodízios de tarefas, o que ameniza os sintomas. Dessa forma, a AET permitiu conhecer e compreender o trabalho do público estudado, a partir disto foi possível fazer orientações individuais nos postos de trabalho, indicar a prática de exercícios físicos e ressaltar a importância das pausas, rodízios e uso de equipamento de proteção individual.

Biografia do Autor

Chadia Mohamad Tassa, Universidade Federal do Paraná/Estudante do Curso de Fisioterapia

Aluna do Curso de Fisioterapia/Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia

Rogério de Souza Braga, Universidade Federal do Paraná/Estudante do Curso de Fisioterapia

Aluna do Curso de Fisioterapia/Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia

Arlete Ana Motter, Universidade Federal do Paraná/Professora Doutora do Curso de Fisioterapia

Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia

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Publicado

19-11-2019