Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • A Folha de Rosto está em um arquivo SEPARADO e contém, além do título do artigo em duas línguas, os nomes, títulos, instituições de origem, endereços de e-mail e ORCID de todos os autores, bem como o endereço postal e número de telefone do autor correspondente e descreve a contribuição de cada autor. 
  • Todos os autores(as) preencheram e assinaram o TERMO DE AUTORIA E RESPONSABILIDADE para autores em arquivos individuais e esses arquivos foram anexados ao sistema da revista em formato PDF.
  • Os arquivos do manuscrito e da folha de rosto estão em Word (Microsoft Office). O texto está em página A4, espaçamento 1,5, fonte Calibri 12. As figuras e tabelas estão incluídas no final do documento, após as referências. O tamanho de cada documento não excede 2 MB.
  • O manuscrito contém todos os elementos textuais necessários, incluindo o resumo (até 250 palavras e estruturado de acordo com as diretrizes da Revista), palavras-chave, abstract (resumo em inglês) e keywords (palavras-chave em inglês).
  • Em Métodos, há aprovação explícita pelo Comitê de Ética em Pesquisa, ou correspondente na instituição de origem, quando necessário.
  • As referências devem ser numeradas em sobrescrito no texto, após a pontuação, em ordem de aparecimento no texto e elaboradas no estilo Vancouver - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizados pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group. 
    Os exemplos podem ser encontrados no site: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html.

    Para auxílio no uso de Abreviatura dos títulos de periódicos (para as referências): http://portal.revistas.bvs.br/index.php?issn=0034-8910&lang=pt

    Todas as referências citadas no texto, e apenas elas, devem figurar na lista de referências. Ao utilizar um programa de gerenciamento de referências (como o EndNote e Reference Manager), os códigos de campo deve ser desativados antes de enviar o documento, e o texto é convertido em texto simples. Para converter referências adicionadas por Reference Manager ou Endnote para texto simples, o autor pode usar o seu próprio programa, que permite remover os códigos de campo (em "Remove Field Codes").
  • Todos os autores do artigo foram informados sobre as políticas editoriais da revista. Os autores leram o manuscrito submetido, estando em conformidade com o mesmo.

Diretrizes para Autores

O periódico Saúde em Redes não realiza qualquer cobrança de taxa de submissão ou publicação dos originais enviados.

 

Os artigos devem ser originais e não terem sido publicados nem submetidos a outro periódico. Os autores assumem a responsabilidade de que o trabalho não foi publicado anteriormente ou está sob avaliação por outro periódico.

Além disso, a Revista Saúde em Redes usa sistema de detecção de similaridades, sendo a primeira etapa do processo editorial e utilizando como critério para rejeição do manuscrito após a submissão. A avaliação é feita com auxílio de softwares de detecção de similaridade como Turnitin ou Similarity Check. Em situações de citação de obra publicada pelos próprios autores, favor adicionar as referências adequadamente, tanto no texto quanto na lista de referências para evitar o autoplágio. Para consultar nossa Política Editorial Antiplágio e Más Condutas em Pesquisas, favor acessar http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/antiplagio.

Após a avaliação de similaridades dos manuscritos, os mesmos serão submetidos a avaliação por pareceristas na forma de duplo cego (double blind peer review), onde os pareceristas não terão acesso aos dados e identidade dos autores, bem como estes em relação aos pareceristas. Os avaliadores são pesquisadores selecionados pelos editores associados e que possuem experiência no escopo do trabalho submetido. O resultado das avaliações é encaminhado pelos editores aos autores, intermediando o processo de avaliação.

 

Aspectos Éticos: os artigos originais devem necessariamente ter seguido os princípios éticos contidos nas Resoluções 466/12 e 510/2016 do Conselho Nacional Conselho de Saúde (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf e http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf, respectivamente) ou princípios equivalentes válidos no país de origem do manuscrito e terem passados pela aprovação do Comitê de Ética da instituição de origem. A aprovação no Comitê de Ética deve ser claramente indicada na descrição do método, com o número do protocolo.

Cada pessoa designada como autor deve ter participado ativamente no trabalho e assumir a responsabilidade pública por parte do artigo, para a qual contribuiu. O reconhecimento da autoria deve ser baseado em contribuições substanciais para o seguinte:

  1. concepção e delineamento, aquisição de dados, ou análise e interpretação dos dados;
  2. elaboração do artigo ou revisão crítica do conteúdo intelectual;
  3. aprovação final da versão a ser publicada. 

Os autores devem atender todas as três condições. O documento apresentado deverá ter sido lido com atenção por todos os autores, que devem concordar com o seu conteúdo. Sobre os direitos autorais, consulte o item especial: Direitos Autorais. 

 

Políticas editoriais

Autores são convidados a consultar no item "Sobre a Revista" o foco e o escopo da revista, o processo de revisão por pares, a declaração de conflito de interesses e outras políticas editoriais.

 

INSTRUÇÕES GERAIS

  • Os autores devem seguir atentamente todas as instruções para a preparação dos documentos a serem submetidos. Somente será enviado aos editores e avaliadores os manuscritos que estão em estrita conformidade com as normas especificadas.
  • Os artigos podem ser escritos em Português, Inglês, Espanhol ou Italiano. 
  • Os arquivos do manuscrito e da folha de rosto devem ser enviados em Word (Microsoft Office) com o uso dos templates conforme arquivos disponibilizados abaixo.
  • O texto do artigo e a folha de rosto deve ser enviados em arquivos separados.
  • Todos os autores(as) devem preencher e assinar o "Termo de autoria e responsabilidade" individualmente. A assinatura pode ser digital; sugere-se usar o site https://sso.acesso.gov.br/login
  • Os manuscritos devem ter a seguinte ordem: título na língua utilizada no texto; título em outro idioma (inglês ou português); resumo e palavras-chaves; resumo e palavras-chaves traduzidos para outro idioma (inglês ou português); texto; agradecimentos (se houver); referências; tabelas; figuras. Veja abaixo os detalhes sobre a preparação de cada um desses elementos, em "Estrutura do manuscrito".
  • Podem ser utilizadas abreviaturas, desde que na primeira citação a palavra seja escrita por extenso, seguido da sigla entre parênteses. Não use abreviaturas nos resumos.
  • É fortemente recomendado que o manuscrito seja submetido `à revista após a realização de uma revisão ortográfica e gramatical da língua utilizada no texto. 

 

ESTRUTURA DA FOLHA DE ROSTO 

Utilize o template encontrado em: Template Folha de Rosto

1. Primeira página

1.1 Título: conciso e explicativo na língua usada no texto, máximo de 150 caracteres com espaços;

1.2 Título traduzido para outro idioma: para textos em português, traduzir o título para o inglês; para textos em outro idioma, traduzir o título para o português;

1.3 Autores: nome completo, titulação, instituição, e-mail e ORCID. Recomendamos que sejam incluídos até cinco autores por manuscrito;

1.4 Autor correspondente: nome, endereço postal, telefone e e-mail para publicação;

1.5 Descrição da autoria baseado em contribuições substanciais. 

 

ESTRUTURA DO MANUSCRITO 

Utilize o template encontrado em: Template Artigo

1. Título na língua usada no texto e no segundo idioma (inglês ou português)

2. Resumo estruturado

2.1 Deve ter até 250 palavras. Deve ser estruturado da seguinte forma:

- Artigo original: objetivos; métodos; resultados; conclusões.

- Artigo de revisão: objetivos; fonte de dados; resumo das conclusões.

- Relato de experiência: objetivos; breve descrição da experiência; conclusões.

*Para a definição de cada tipo de artigo, consulte a seção Políticas, encontrado no menu.

3. Palavras-chave: pelo menos três palavras-chave e, no máximo, seis. Devem ser separadas por ponto e vírgula e ser consultadas em "Descritores em Ciências da Saúde (DeCS)", publicado em http://decs.bvs.br

4. Abstract: Deverá ter um resumo traduzido para o inglês. Quando o idioma do texto for em inglês ou outra língua, o resumo deverá ser traduzido para o português.

5. Keywords: A tradução das palavras-chave deve ser consultada no DeCS (http://decs.bvs.br) e não devem ser traduzidas pelos autores.

6. Texto

6.1 Artigo Original: deve conter entre 15 e 20 páginas (excluindo tabelas e referências) e no máximo 40 referências. O número total de tabelas e figuras não deve ultrapassar cinco. 

6.2 Relatos de Experiência: deve conter no mínimo oito páginas e no máximo 20 (excluindo tabelas e referências) e no máximo 40 referências. O número total de tabelas e figuras não deve ultrapassar cinco. 

6.3 Revisão Sistemática: deve conter no máximo 24 páginas (excluindo tabelas e referências) e usar pelo menos 50 referências.

6.4 Resenhas: deve conter no máximo 5 páginas (excluindo tabelas e referências). Devem ser objetivas e concisas. São compostas de resumos e comentários sobre importantes obras publicadas na Saúde Coletiva. Podem ser tanto obras clássicas quanto obras recentemente disponibilizadas ao público.

*Outros formatos de manuscritos também são aceitos para avaliação.

7. Agradecimento (opcional): Deve ser breve e objetivo, apresentado no final do texto (antes das referências), incluindo apenas as pessoas ou instituições que contribuíram para o estudo.

8. Referências: Devem seguir as orientações:

8.1 Usar o estilo Vancouver. As normas e exemplos podem ser encontrados em: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

8.2 Usar números arábicos sobrescritos. Ex:12

8.3 Ser ordenadas consecutivamente em ordem de aparecimento no texto

8.4 Indicar as páginas (quando citação direta). Ex.12:381

8.5 Se forem citadas mais de duas referências sequenciais, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, separando-as por um traço, sem espaço entre elas. Ex: 1-4

8.6 Se forem citadas referências intercaladas, devem ser separadas por vírgula, sem espaço entre elas. Ex: 8,10,12,14,15

8.7 Todas as referências citadas no texto, e apenas elas, devem figurar na lista de referências.

8.8 Ao utilizar um programa de gerenciamento de referências (como o EndNote e Reference Manager), os códigos de campo devem ser desativados antes de submeter o documento à revista, convertendo em texto simples. Para converter referências adicionadas por Reference Manager ou Endnote para texto simples, o autor pode usar o seu próprio programa, que permite remover os códigos de campo (em "Remove Field Codes"). 

9. Notas de rodapé: Devem ser usadas apenas em situações estritamente necessárias e indicadas por números romanos.

10. Tabelas: As tabelas com suas legendas devem ser localizadas após as referências em novas páginas. Todas as tabelas devem ser numeradas em ordem de aparecimento no texto. O título deve aparecer em sua parte superior, precedido da palavra "Tabela" seguida pelo número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos (por exemplo, Tabela 1, Tabela 2 etc.). Os títulos das tabelas devem ser auto-explicativos, para que as tabelas sejam compreendidas dispensando consulta ao texto. Explicações específicas ou mais detalhadas devem ser apresentadas imediatamente abaixo da tabela. Não sublinhar ou desenhar linhas dentro das tabelas e não usar espaços para separar colunas. A fonte da tabela deve ser citada abaixo da mesma, especificando se foi criada pelos autores ou retirada de outra publicação (citando-se a referência).

11. Figuras: Incluir gráficos, desenhos, fluxogramas, fotografias, gráficos etc. Todas as figuras devem ser numeradas em ordem de aparecimento no texto. O título deve ser incluído na sua parte superior, precedido da palavra "Figura", seguido do número de série de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (por exemplo, Figura 1, Figura 2 etc.). Os títulos das figuras devem ser auto-explicativos, para que sejam compreendidas dispensando consulta ao texto. As figuras devem também ser enviadas em arquivos separados em formato .jpg com resolução mínima de 300 dpi e tamanho máximo de 2 MB. 

 12. Inserir data de submissão do manuscrito ao sistema da revista.

 

TERMO DE AUTORIA E RESPONSABILIDADE PARA AUTORES

Todos(as) os(as) autores(as) do manuscrito a ser submetido devem preencher e assinar o documento encontrado em Template Termo de Autoria e Responsabilidade

O documento deve ser preenchido individualmente por cada autor e enviado pelo sistema da revista durante o processo de submissão. A assinatura pode ser de forma digital.

  

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO

Um dos autores deverá se registrar no site com login e senha. Uma vez cadastrado, o autor pode entrar no sistema a qualquer momento. Ao completar o registo inicial, o autor é enviado diretamente para a página do usuário, que lista as várias funções que pode tomar na revista (autor, revisor e leitor).

O processo de submissão tem cinco etapas, com instruções disponíveis em cada um. O autor não precisa completar todas as etapas de uma vez e pode retomar a qualquer momento para completar a submissão. Submissões iniciadas e não concluídas em seis meses serão excluídas. É essencial seguir rigorosamente as instruções que aparecerão na apresentação, com atenção aos dados, que devem ser cuidadosamente preenchidos. Também é essencial consultar esta página antes da submissão do manuscrito, para verificar possíveis atualizações das diretrizes aos autores.

Os nomes de todos os autores do artigo devem ser cadastrados no sistema da revista na mesma ordem em que aparecem na folha de rosto, bem como os seus e-mails, instituições, títulos e ORCID. Para dúvidas em relação às diretrizes para autores ou submissão do manuscrito, pedimos que entre em contato com: revista@redeunida.org.br

 

Agradecemos seu interesse em publicar em nossa revista!

Artigo de Revisão

Artigos de revisão submetidos à publicação pela revista e avaliados a pertinência de sua publicação.

Artigos Originais

Artigos originais submetidos à publicação pela revista e avaliados a pertinência de sua publicação.

Resenhas

Resumos e comentários sobre importantes obras publicadas na Saúde Coletiva. Podem ser tanto obras clássicas, quanto obras recentemente disponibilizadas ao público.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.