Práticas corporais e saúde: anotações de um coletivo
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n1p191-203Resumo
Este texto apresenta o tema da educação física e suas incursões no campo da saúde. Relata o encontro de professores de educação física e outros atores que atuam em serviços públicos de saúde. Buscamos sistematizar as discussões de uma roda de conversa realizada no I Seminário Internacional de Saúde e Movimento, promovido pela Rede Governo Colaborativo em 2015. No decorrer do texto apresentamos pontos de vista e reflexões trazendo à tona questionamentos frente a discursos imperativos no campo da saúde. Sob a ótica da educação física como área formativa, sinalizamos discursos e práticas que estabelecem a atividade física como prática de estímulo à adoção de um estilo de vida ativo e saudável. O coletivo centralizou o debate em duas grandes categorias: formação da educação física para a área da saúde e o conceito de prática corporal. O grupo observa avanços da formação para área da saúde, porém ainda aquém com o que se depara nos cenários práticos e é exigido pelo trabalho vivo nos serviços públicos de saúde. O debate em torno do conceito de prática corporal, além de tratar do dualismo de atividade física e prática corporal, reverberou sobre o prazer por meio das práticas. As discussões sobre o tema foram além de definições e aplicações dos termos. Coube pontuar a prática profissional, como conjunto de conhecimentos a ser aplicado e problematizado, a prática pedagógica e quebra de paradigma, bem como se tratou de concepção e formas de produzir cuidado em saúde, seja com indivíduos, seja com coletivos.Referências
CASTIEL LD, DIAZ, CA-D. Discursos sobre riscos e comportamentos sadios baseados em evidencias. In: CASTIEL LD, DIAZ CA-D. A saúde persecutória: os limites da responsabilidade. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012, p. 25-33.
LUZ MT, SABINO C. Novos saberes, sentidos e significados, por meio de práticas geradas por indivíduos em relação. Interface (Botucatu) [online]. 2011, vol.15, n.38, pp. 921-923. ISSN 1414-3283.
LUZ MT, SABINO C, MATTOS RS, FERLA AA, ANDRES B, ALBA DR et al. Contribuição ao estudo do imaginário social contemporâneo: retórica e imagens das biociências em periódicos de divulgação científica. Interface (Botucatu) [online]. 2013, vol.17, n.47, pp. 901-912. ISSN 1807-5762.
BILIBIO LFS, DAMICO JGS. Carta a um Jovem Professor. Cadernos de Formação RBCE, 2011 Jun 92-103.
FRAGA AB, CARVALHO YM, GOMES IM. Políticas de formação em educação física e saúde coletiva. Trab. educ. saúde [online]. 2012, vol.10, n.3, pp. 367-386. ISSN 1981-7746. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tes/v10n3/a02v10n3.pdf Acesso em: 22/08/2014.
MENDES, VM, CARVALHO YM. Sem começo e sem fim... com as práticas corporais e a Clínica Ampliada. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 19, n. 54, 2015: 603-13.
ROCHA VM, CENTURIÃO CH. Profissionais da saúde: formação, competência e responsabilidade social. In: FRAGA, Alex Branco; WACHS, Felipe (orgs.) Educação física e Saúde Coletiva – Políticas de Formação e Perspectivas de Intervenção. Porto Alegre: editora da UFRGS 2007.
ALMEIDA EF, SILVA WJL. Motrivivência v. 26, n. 43, p. 104-117, dezembro/2014. Disponível em:< http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p104>. Acesso em 18/03/2016.
CAMPOS GW. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciênc. saúde coletiva vol.5 nº2 Rio de Janeiro, 2000. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232000000200002&script=sci_arttext>. Acesso em: 27/12/2015.
FRAGA AB, CARVALHO YM, GOMES IM. Educação física e formação para a pesquisa em saúde: experiências de orientação em um projeto interinstitucional. In: WACHS, Felipe; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; BRANDÃO, Fabiana F. de Freitas (orgs.) Educação Física e Saúde Coletiva - cenários, experiências e artefatos culturais. Porto Alegre: editora Rede Unida, 2016.
WACHS F. Educação física e saúde mental: algumas problemáticas recorrentes no cenário de práticas. In: WACHS, Felipe; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; BRANDÃO, Fabiana F. de Freitas (orgs.) Educação Física e Saúde Coletiva - cenários, experiências e artefatos culturais. Porto Alegre: editora Rede Unida, 2016.
FERREIRA LAS, DAMICO JGS, FRAGA AB. Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental. Rev Bras Ciênc Esporte. 2017; 39(2):176---182 Disponível em: < http://www.rbceonline.org.br/pt/entre-composicao-e-tarefa-estudo/articulo/S0101328915300548/>. Acesso em 01/12/2017.
DAMICO JGS, KNUTH, AG. O des(encontro) das práticas corporais e atividade física: Hibridizações e borramentos no campo da saúde. Movimento, Porto Alegre, v.20, n.01, p.329-350, jan/mar, 2014. Disponível em:<: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/39474/28355> Acesso em 29/11/2017.
MATTOS RS, LUZ MT. Sobrevivendo ao estigma da goradura: um estudo socioantropológico sobre a obesidade.Physis - Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [2]: 489-507, 2009.
MCARDLE WD, KATCH FI, KATCH VL. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
CARVALHO YM. Práticas Corporais e comunidade: um projeto de educação física no Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa (Universidade de São Paulo). In: FRAGA, A.B.; WACHS, F. (Orgs.) Educação física e Saúde Coletiva: Políticas de Formação e Perspectivas de Intervenção. Porto Alegre: UFRGS, 2007.
LAPLANCHE J, PONTALIS JB. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
FREUD S. Los dos principios del suceder psiquico (1911) In: Obras completas Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 1967. Tomo II
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso. 2.ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 96 p.
MORETTI AC, ALMEIDA V, WESTPHAL MF, BÓGUS CM. Práticas Corporais/Atividade Física e Políticas Públicas de Promoção da Saúde. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v18n2/17.pdf >. Acesso em: 27/12/2015.
PREFEITURA DO RECIFE. Decreto nº 19.808, de 03 de abril de 2003. Institui e regulamenta o Programa Academia da Cidade, da Secretaria Municipal de Saúde. Disponível em: <http://www.legiscidade.recife.pe.gov.br/decreto/19808/>. Acesso em: 5/01/2016.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria GM n. 2.681, de 7 de novembro de 2013. Redefine o Programa Academia da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2681_07_11_2013.html>. Acesso em: 5/01/2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).