Elaboração de um manual de apoio para preceptores de alunos de graduação na Atenção Primária à Saúde

Autores

  • Renata Ulrich Finkler Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Andrea Wander Bonamigo Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n1p25-34

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Acolhimento, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: apresentar o processo de elaboração de um manual de apoio para os preceptores de alunos de graduação da Atenção Primária à Saúde. Método: estudo qualitativo descritivo-exploratório com preceptores dos serviços de saúde da Gerência Distrital Norte/Eixo Baltazar de Porto Alegre/RS. Amostra de 31 preceptores, sendo dos cursos de enfermagem, farmácia, fonoaudiologia e nutrição. Utilizado questionário semi-estruturado, com questões abertas e fechadas. A apreciação dos dados do estudo foi realizada conforme a análise de conteúdo do tipo temática. Aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Resultados: Foram realizadas perguntas aos  participantes, onde 81% acharam interessante um manual de apoio e 19% nunca tinham pensado no assunto. Também explanaram sobre as expectativas em relação ao manual. Após as sugestões de temas dos participantes da pesquisa, foi elaborado um manual para os preceptores. Conclusões: O manual foi elaborado pelas autoras, mas com grande auxílio dos pesquisados que deram sugestões importantes, visto que são eles que vivenciam essa integração preceptor e aluno nos serviços. Espera-se que esse material auxilie o preceptor a receber os estudantes nos serviços de saúde, qualificando a relação preceptor e estudante. Permitindo, assim, que o preceptor tenha maior facilidade em receber o estudante e que o estudante possa usufruir dessa experiência de estágio, saindo com maiores conhecimentos para utilizar em sua vida profissional.

Biografia do Autor

Renata Ulrich Finkler, Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Enfermeira de Saúde da Família - US Santa Fé - Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da FamíliaMestre em Educação em Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Andrea Wander Bonamigo, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Dra Docente da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Referências

Trajman, A et al. A preceptoria na rede básica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro: opinião dos profissionais de saúde. Revista Brasileira de Educação Médica. 2009. 33: 24-32.

Albuquerque VS et al. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica. 2008. 32 (3): 356-62.

Brasil. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

Botti SHO, Rego STA. Preceptor, Supervisor, Tutor e Mentor: Quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica. 2008. 32 (3): 363-73.

Lima PAB, Rozendo CA. Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-PET-Saúde. Revista Interface. 2015. 19 (I): 779-91.

Gonçalves CNS et al.Integração ensino–serviço na voz de profissionais de saúde. Revista de Enfermagem UFPE online. 2014. 8 (6): 1678-86.

Minayo MCS, Gomes SFDR. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis (Brasil): Editora Vozes, 2012. 112p.

Downloads

Publicado

2019-09-06

Como Citar

Finkler, R. U., & Bonamigo, A. W. (2019). Elaboração de um manual de apoio para preceptores de alunos de graduação na Atenção Primária à Saúde. aúde m edes, 5(1), 25–34. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n1p25-34

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.