Estratégia de Saúde da Família: Impasses e desafios atuais

Autores

  • Nayara Silva Borges Universidade Federal do Espírito Santo
  • Andréia Soprani dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Letícia Antunes Fischer Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n1p105-114

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Enfermeiros.

Resumo

A Estratégia Saúde da Família trouxe benefícios à saúde da população, pois promove além da recuperação de agravos, a promoção e a prevenção, oferecendo um cuidado continuado à saúde, além de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. O artigo tem por objetivo avaliar a percepção dos enfermeiros sobre a implantação da Estratégia Saúde da Família, buscando identificar as reais mudanças e melhorias obtidas na saúde pública, assim como os desafios e impasses para sua implementação e consolidação. Trata-se de em estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa. As entrevistas foram realizadas através de um questionário para caracterizar o perfil dos enfermeiros e um roteiro estruturado. Para análise dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados apontam alguns entraves como a questão cultural da comunidade, a baixa cobertura das equipes, a grande rotatividade médica e a estrutura física das unidades, muitas vezes precárias. Conclui-se que embora os enfermeiros tenham avaliado de forma positiva a implantação da Estratégia Saúde da Família, muitos desafios e impasses precisam ser trabalhados para que se consiga alcançar todos os princípios do Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

Nayara Silva Borges, Universidade Federal do Espírito Santo

Enfermeira pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. 

Andréia Soprani dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Atualmente é docente da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem hospitalar, atuando principalmente no seguinte tema: enfermagem médico cirúrgica.

Letícia Antunes Fischer, Universidade Federal do Espírito Santo

Enfermeira pela Universidade Federal do Espiríto Santo - UFES/CEUNES. Pós-Graduada em Enfermagem Gineco Obstetrícia pela AVM Faculdades Integradas, conveniada à Universidade Cândido Mendes. Enfermeira no minicípio de Marilândia.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual Instrutivo. Saúde mais perto de você – Acesso e Qualidade. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Brasília, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Legislação em Saúde. Brasília, 2012.

MENDONÇA, C. S. Saúde da Família, agora mais do que nunca. Ciência e Saúde Coletiva. v.14, supl.1, Rio de Janeiro, 2009.

LEVCOVITZ, E; LIMA, L. D; MACHADO, C. V. Política de saúde nos anos 90: relações intergovernamentais e o papel das Normas Operacionais Básicas. Ciência e Saúde Coletiva. v.6, n.2, São Paulo, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica: Programa Saúde da Família. Treinamento Introdutório. Brasília, 2000.

GUTIERREZ, J. M. D. Na Estratégia de Saúde da Família: o lugar do enfermeiro. 2012. Tese (Especialização em Gestão em Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Panambi.

FARIA, H. P. et AL. Modelo assistencial e atenção básica à saúde. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina/UFMG (Nescon), 2° edição. Belo Horizonte, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Análise dos Indicadores da Política Nacional de Atenção Básica no Brasil. Brasília, 2008.

MEDEIROS, C. R. G. et AL. A rotatividade de enfermeiros e médicos: um impasse na implementação as estratégia de Saúde da Família. Ciência e Saúde Coletiva. V. 15, N. 1, 2010.

AQUINO, R; BARRETO, M. L. Programa Saúde da Família: acerca da adequação do uso do seu indicador de cobertura. Caderno de Saúde Pública. v.24, n.4, Rio de Janeiro, 2008.

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA - Secretaria de Políticas de Saúde. Programa Saúde da Família. Informes Técnicos Institucionais. Revista de Saúde Pública. v.34, n.3, São Paulo, 2000.

LAVRAS, C. Atenção Primária à Saúde e a Organização de Redes Regionais de Atenção à Saúde no Brasil. Revista Saúde e Sociedade. v.20, n.4, São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2019-09-06

Como Citar

Borges, N. S., dos Santos, A. S., & Fischer, L. A. (2019). Estratégia de Saúde da Família: Impasses e desafios atuais. aúde m edes, 5(1), 105–114. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n1p105-114

Edição

Seção

Artigos Originais