Nexos do cuidado de fonoaudiologia e enfermagem em pacientes com disfagia orofaríngea: aprendizagem baseada em problemas como estratégia de ensino

Autores

  • SUELEM FRIAN COUTO DIAS Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n2p77-87

Palavras-chave:

Educação em saúde, Fonoaudiologia, Enfermagem, Transtornos de deglutição, Aprendizado Baseado em Problemas

Resumo

Objetivos: Estabelecer os nexos do cuidado de fonoaudiologia e enfermagem em pacientes com disfagia orofaríngea, através da aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas, em um curso de residência. Métodos: Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido durante o ano de 2017, em um Hospital da rede pública do Rio de Janeiro que oferece programa de residência em enfermagem. A amostra foi constituída por 17 residentes de enfermagem que atuam na assistência à pacientes disfágicos. A coleta de dados foi embasada nas etapas da metodologia da aprendizagem baseada em problemas e foram analisados segundo a técnica de análise temática. Resultados: A análise dos dados permitiu identificar os principais nexos do cuidado de fonoaudiologia e enfermagem no paciente com disfagia orofaríngea como: Avaliação diagnóstica do paciente com disfagia orofaríngea; Planejamento terapêutico; Intervenção através das medidas de adaptação à disfagia orofaríngea e cuidados interdependentes em que se destacam a comunicação fonoaudiólogo-enfermeiro-paciente e a educação em saúde. Conclusões: Observou-se que os nexos do cuidado de fonoaudiologia em enfermagem no paciente com DOF, podem favorecer a identificação precoce da disfagia, prevenções de complicações clínicas e nutricionais, orientações ao paciente e família, aumento da adesão ao tratamento e seguimento às orientações e estratégia propostas pela equipe.

Biografia do Autor

SUELEM FRIAN COUTO DIAS, Universidade Federal Fluminense

Fonoaudióloga da Universidade Federal Fluminense e Hospital Federal do Andaraí.Especialista em Geriatria e Gerontologia pela UERJ e Mestranda em Educação em Saúde para o SUS pela UFF

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Publicado

2020-01-14

Como Citar

DIAS, S. F. C. (2020). Nexos do cuidado de fonoaudiologia e enfermagem em pacientes com disfagia orofaríngea: aprendizagem baseada em problemas como estratégia de ensino. aúde m edes, 5(2), 77–87. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n2p77-87

Edição

Seção

Artigos Originais