Projetos de extensão do Curso de Bacharelado em Enfermagem de uma universidade pública brasileira Título em inglês: Extension projects of Nursing Graduation Course in a Brazilian public university

Autores

  • Darlyane Antunes Macedo UNEB / UNICAMP
  • Rubens Bedrikow UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p117-127

Palavras-chave:

Relações Comunidade-instituições, Universidades, Enfermagem.

Resumo

O tripé da universidade pública o ensino, pesquisa e extensão, tem a extensão como principal instrumento de inter-relação da Universidade com a sociedade. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem, o projeto pedagógico deve prever atividades complementares e mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, como os programas de extensão. Esta pesquisa analisou projetos de extensão desenvolvidos no Curso de Bacharelado em Enfermagem de um campus da Universidade do Estado da Bahia. Objetivou traçar os perfis dos projetos de extensão, identificar as estratégias de Educação utilizadas nesses projetos e conhecer a opinião dos coordenadores acerca da extensão universitária. Metodologia qualitativa mediante análise do conteúdo do Sistema Integrado de Planejamento, e de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os coordenadores. Predominou o perfil social/acadêmico, priorizando a busca de solução para problemas sociais e a construção de sujeitos que participam de sua própria história e da sociedade em que estão inseridos, com resquícios do modelo assistencialista; temas vinculados aos interesses dos coordenadores ou as suas linhas de pesquisa; contribuição relevante de discentes na execução; uso de metodologias participativas, oficinas, rodas de conversa, ações educativas e de promoção; limitação imposta pela carga horária de atividades curriculares; dificuldade de deslocamento por falta de transporte; empenho pessoal de docentes coordenadores - inclusive de aporte de recursos financeiros próprios, para garantir a continuidade dos projetos e participação de discentes voluntários; subutilização do Sistema de Planejamento; necessidade de maior articulação com as atividades de ensino intramuros e os projetos político-pedagógicos da instituição; e fragilidade do processo de avaliação formal dos projetos. 

Biografia do Autor

Darlyane Antunes Macedo, UNEB / UNICAMP

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Triângulo (2002). Especializações: - Atividade Física, Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb (2007);- Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela Faculdade de Guanambi - 2008; - Gestão da Atenção Básica com Ênfase na Implantação das Linhas de Cuidado, pela EESP - Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia por meio de parcerias da SESAB - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia com o Departamento de Atenção Básica - DAB - 2011; - Educação Permanente em Saúde e Movimento pela UFRGS - 2015. Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem, desde 2008, onde atuou como coordenadora de colegiado de curso de 2010 a 2015 na Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XII Mestrado pela UNICAMP em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde 2019 (30 de Janeiro). Áreas de atuação - Saúde da Mulher Climatérica, Qualidade de Vida, Educação na Saúde

Rubens Bedrikow, UNICAMP

Graduação em Medicina (FCM Santa Casa de São Paulo, 1991). Residência em Clínica Médica (FCM Santa Casa de São Paulo, 1995). Especialista em Clínica Médica (1995). Especialização em Saúde da Família (Unicamp, 2006). Mestrado em Saúde Coletiva (Unicamp, 2008). Doutorado em Saúde Coletiva (Unicamp, 2013). Médico generalista (Prefeitura Municipal de Campinas, 2002-2017). Profissional de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão - PAEPE (FCM - Unicamp, 2012-2018). Docente da Área de Medicina de Família e Comunidade do Departamento de Saúde Coletiva da FCM/Unicamp (desde fevereiro 2018). Membro do Coletivo de Estudos Paideia do Departamento de Saúde Coletiva da FCM/Unicamp. Membro do Grupo de Estudos de História das Ciências da Saúde da FCM/Unicamp. Áreas de interesse: Saúde da Família, Clínica Ampliada e Compartilhada, Gestão e Planejamento, Saúde Coletiva, História da Medicina.

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Publicado

2020-04-15

Como Citar

Macedo, D. A., & Bedrikow, R. (2020). Projetos de extensão do Curso de Bacharelado em Enfermagem de uma universidade pública brasileira Título em inglês: Extension projects of Nursing Graduation Course in a Brazilian public university. aúde m edes, 5(3), 117–127. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p117-127

Edição

Seção

Sessão Especial- Extensão na educação superior e profissional- Artigos originais