Educação em saúde “baseada na escola” como estratégia de prevenção de parasitoses

Clísten Corrêa, Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque, Karla Maria Carneiro Rolim, Maria Solange Nogueira dos Santos, Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes, Fernanda Jorge Magalhães

Resumo


O objetivo do presente artigo foi relatar uma experiência de Educação em Saúde realizada junto a professoras e outras profissionais de uma escola pública de educação infantil do município de Coari, interior do estado do Amazonas, região Norte do Brasil. O objetivo da prática relatada foi a prevenção das parasitoses prevalentes e a discussão das responsabilidades de professores e profissionais da educação em complementaridade com as ações do setor da saúde. Foram partícipes 32 professoras, 2 pedagogas, 6 auxiliares de serviços gerais e 2 cozinheiras. O artigo se refere aos encontros realizados na busca por instruir e sensibilizar as profissionais por meio de reuniões que tiveram lugar na sala dos professores de janeiro a março de 2016. Os temas abordados enfatizaram os principais tipos de parasitoses que acometem a região e o trabalho de educação em saúde na escola. Constatou-se um baixo conhecimento entre professoras e demais profissionais a respeito da prevenção das parasitoses, sendo propiciada uma experiência educacional em que havia espaço para aprender, ensinar, escutar, comunicar e interagir.

 


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DOI: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n1p235-240

DOI (PORTUGUÊS): https://doi.org/10.18310/2446-48132020v6n1.2325g503

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