Educação em saúde “baseada na escola” como estratégia de prevenção de parasitoses

Autores

  • Clísten Corrêa
  • Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Karla Maria Carneiro Rolim Universidade de Fortaleza-UNIFOR
  • Maria Solange Nogueira dos Santos
  • Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes Escola Superior de Enfermagem do Porto, ESEP, Porto, Portugal.
  • Fernanda Jorge Magalhães Centro Universitário FAMETRO (UNIFAMETRO)

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n1p235-240

Resumo

O objetivo do presente artigo foi relatar uma experiência de Educação em Saúde realizada junto a professoras e outras profissionais de uma escola pública de educação infantil do município de Coari, interior do estado do Amazonas, região Norte do Brasil. O objetivo da prática relatada foi a prevenção das parasitoses prevalentes e a discussão das responsabilidades de professores e profissionais da educação em complementaridade com as ações do setor da saúde. Foram partícipes 32 professoras, 2 pedagogas, 6 auxiliares de serviços gerais e 2 cozinheiras. O artigo se refere aos encontros realizados na busca por instruir e sensibilizar as profissionais por meio de reuniões que tiveram lugar na sala dos professores de janeiro a março de 2016. Os temas abordados enfatizaram os principais tipos de parasitoses que acometem a região e o trabalho de educação em saúde na escola. Constatou-se um baixo conhecimento entre professoras e demais profissionais a respeito da prevenção das parasitoses, sendo propiciada uma experiência educacional em que havia espaço para aprender, ensinar, escutar, comunicar e interagir.

 

Biografia do Autor

  • Clísten Corrêa

    Enfermeiro. Coari, AM – Brasil.

  • Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

    Mestra em Saúde Coletiva (UNIFOR). Professora da Universidade Federal do Amazonas-UFAM/ISB. Coari, AM – Brasil.

  • Karla Maria Carneiro Rolim, Universidade de Fortaleza-UNIFOR

    Enfermeira. PhD pela Universidade de Rouen, França. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (PPGSC/UNIFOR); Coordenadora do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE/UNIFOR). Fortaleza, CE- Brasil.

  • Maria Solange Nogueira dos Santos

    Enfermeira. Mestra em Tecnologia e Inovação em Enfermagem. (MPTIE/UNIFOR). Fortaleza, CE- Brasil.  

  • Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes, Escola Superior de Enfermagem do Porto, ESEP, Porto, Portugal.

    Professora Escola Superior de Enfermagem do Porto, ESEP, Porto, Portugal.

  • Fernanda Jorge Magalhães, Centro Universitário FAMETRO (UNIFAMETRO)

    Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil. Professora de graduação e de pós-graduação no Centro Universitário FAMETRO (UNIFAMETRO). Fortaleza, CE- Brasil.

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Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

Corrêa, C., Albuquerque, F. H. S., Rolim, K. M. C., Santos, M. S. N. dos, Fernandes, H. I. V. M., & Magalhães, F. J. (2020). Educação em saúde “baseada na escola” como estratégia de prevenção de parasitoses. Saúde Em Redes, 6(1), 235-240. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n1p235-240