Percepção dos profissionais da estratégia de saúde da família no município de Crato-CE sobre fitoterapia

ÍCARO AMÂNCIO FREITAS VIDAL, NATHALIE PEIXOTO RATTS, FLÁVIO BESERRA DE QUIEROZ, ANA BEATRIZ CALIXTO ALVES, RENATA EVARISTO RODRIGUÊS DA SILVA

Resumo


As plantas medicinais e os fitoterápicos estão entre os principais recursos terapêuticos da medicina complementar e alternativa, e vêm sendo utilizados há muito tempo pela população brasileira nos seus cuidados com a saúde. Este trabalho objetivou avaliar a percepção dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município de Crato-CE a respeito das plantas medicinais e fitoterápicos. Trata-se de um estudo transversal, de característica quantitativa, no qual foi aplicado um formulário com perguntas estruturadas utilizando a escala Liker. Participaram da pesquisa 48 profissionais, de todos os níveis de escolaridade, de três Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Para análise estatística, foi utilizado o microsoft excel. A maioria dos profissionais conhecem pouco sobre a prática (52,08%), 66,67% nunca tiverem nenhum tipo de capacitação sobre o assunto. Todos os entrevistados acreditam que a prática funcione e, 83,33% possuem interesse em conhecer e implantar a prática no município. Observa-se que o principal impasse para que seja consolidada é a falta de conhecimento, visto que, os profissionais não possuem capacitação e tem fragilidades com a prática.


Texto completo:

PORTUGUÊS


DOI: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n2p39-46

DOI (PORTUGUÊS): https://doi.org/10.18310/2446-48132019v5n2.2338g368

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Saúde em Redes foi classificada pelo Sistema Qualis-Periódico da CAPES no Quadriênio 2014/2016, período de sua criação, no estrato B1 na área de Ensino, no estrato B4 nas áreas de Enfermagem, Interdisciplinar, Psicologia, Saúde Coletiva e Serviço Social e no estrato B5 nas áreas de Geociências e Medicina II. Novidade 2019: a Saúde em Redes foi aprovada para indexação na Base LILACS.

Indexada no LatindexDiadorimDOAJ; COLECIONASUS