Implicações de acadêmicas de enfermagem sobre o aprender a cuidar durante a abordagem com mãe/bebê prematuro: relato de experiência

Autores

  • Iris Amora de Castro e Silva Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0003-4343-0302
  • Tayana da Costa Marques Messias Enfermeira bacharel e licenciada pela Universidade Federal Fluminense Membro do Núcleo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde https://orcid.org/0000-0003-3590-3827
  • Amanda Ricardo Cabrera da Costa Enfermeira Bacharel e Licenciada pela Universidade Federal Fluminense Residente em Saúde da Família pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro Membro do Núcleo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde https://orcid.org/0000-0002-6017-1747
  • Ana Lúcia Abrahão Enfermeira Doutora em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Estadual de Campinas Professora Titular de Saúde Coletiva na Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-0820-4329

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2p249-258

Palavras-chave:

Saúde Materno-Infantil, Serviços de Saúde Materno-Infantil, Relações Mãe-Filho

Resumo

Dentre os cenários que compõe a formação do profissional de saúde, o cuidado durante o nascimento prematuro é uma experiência pedagógica, desafiadora e convoca uma abordagem integradora. O ensino neste cenário remete a práticas que permitam ao estudante refletir e compartilhar a dinâmica de incertezas que envolve mãe/bebê neste momento da vida. Uma clínica que esteja próxima das necessidades sociais e emocionais da usuária, se revela como fundamental. Este artigo objetiva relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante a consulta a uma usuária pós-cesárea de gemelares, que permaneceram na unidade de terapia intensiva neonatal após a alta da mãe com centralidade na implicação das autoras durante o processo de cuidado. O estudo tomou como ferramenta o diário de campo, incluindo reflexões e questionamento acerca do cuidado dos profissionais de saúde, com foco na formação da enfermeira. A reflexão indica a necessidade de rede de apoio para a usuária, como elemento importante para o aprendizado, no sentido de estabelecer um cuidado singular e inclusivo na assistência de enfermagem.

Biografia do Autor

Iris Amora de Castro e Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira bacharel e licenciada pela Universidade Federal FluminenseMembro do Núcleo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde 

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

Silva, I. A. de C. e, Messias, T. da C. M., da Costa, A. R. C., & Abrahão, A. L. (2020). Implicações de acadêmicas de enfermagem sobre o aprender a cuidar durante a abordagem com mãe/bebê prematuro: relato de experiência. aúde m edes, 6(2), 249–258. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2p249-258

Edição

Seção

Relato de Experiência