Construção de materiais educativos digitais para uma capacitação online sobre influenza: relato de experiência

Autores

  • Andréa Soares Rocha da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Maria Lucijane Gomes de Oliveira Universidade Federal do Ceará.
  • Ana Josiele Ferreira Coutinho Universidade Federal do Ceará.
  • Mariana Cavalcante Martins Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0001-8234-8980
  • Fabiane do Amaral Gubert Universidade Federal do Ceará.
  • Diego Rodrigues Tavares Universidade Federal do Ceará.
  • Maria Mirislene Vasconcelos Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p227-239

Palavras-chave:

Materiais educativos, Educação à distância, Influenza

Resumo

Este estudo buscou descrever o processo de desenvolvimento dos materiais educativos digitais utilizados na Capacitação sobre Influenza, ofertado pelo Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC) em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). Trata-se de um estudo metodológico fundamentado no modelo de Falkembach, o qual estrutura o processo de desenvolvimento de materiais educativos digitais em cinco etapas: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e distribuição. Os resultados advindos remetem a descrição do processo de produção de material educativo em formato Hypertext markup language (html), com design responsivo, composto de infográficos, hiperlinks para material de apoio em PDF, jogos educativos e casos simulados. Na etapa de análise e planejamento, realizou-se o levantamento das necessidades da oferta do curso. Na etapa de modelagem definiu-se os modelos conceituais, de navegação e de interface do curso. Na etapa de implementação ocorreu a produção dos conteúdos didáticos e recursos avaliativos em diferentes formatos midiáticos.  A etapa de avaliação consistiu na validação do curso por meio de instrumento sobre aspectos relacionados ao planejamento, produção e oferta do curso aplicados aos juízes especialistas na área de Vigilância da Influenza, Educação a Distância e Tutores da Capacitação. A etapa de distribuição constituiu na oferta do curso para o público-alvo. Conclui-se que o método de Falkembach funcionou eficazmente no desenvolvimento dos materiais educativos digitais utilizados na formação permanente de profissionais da vigilância em saúde promovida pela Capacitação sobre Influenza na modalidade a distância.

Biografia do Autor

Andréa Soares Rocha da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutora. Universidade Federal do Ceará.

Maria Lucijane Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Ceará.

Mestra. Universidade Federal do Ceará.

Ana Josiele Ferreira Coutinho, Universidade Federal do Ceará.

Mestra. Universidade Federal do Ceará.

Mariana Cavalcante Martins, Universidade Federal do Ceará

Doutora em enfermagem. Departamento de Enfermagem. Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará.

Fabiane do Amaral Gubert, Universidade Federal do Ceará.

Doutora. Universidade Federal do Ceará.

Diego Rodrigues Tavares, Universidade Federal do Ceará.

Doutorando. Universidade Federal do Ceará.

Maria Mirislene Vasconcelos Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mestra. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

Oliveira MAN. Educação a Distância como estratégia para a educação permanente em Saúde: possibilidades e desafios. Rev Brasileira de Enfermagem, Brasília. 2007; 60(5): 585-89.

Godoi KA, Padovani S. Avaliação de material didático digital centrada no usuário: uma investigação de instrumentos passíveis de utilização por professores. Produção. 2009; 19(3): 445-57.

Silva ASR, Gubert FA, Lima ICV, Rolim RM, Tavares DR, Silva DA, Almeida WAF. Validação de conteúdo e aparência de um curso online para a vigilância da influenza. Rev Ibero-Americana de Estudos em Educação. 2017; 12(2): 1408-20.

World Health Organization (WHO). Pandemic Influenza Preparedness Framework: Progress Report 2018. Geneva; 2019.

Silvia NA, Santos AMG, Cortez EA, Cordeiro BC. Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Rev Ciência & Saúde Coletiva. 2015; 20(4):1099-1107.

Falkembach GAM. Concepção e Desenvolvimento de Material Educativo Digital. RENOTE. 2005; 3(1).

Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para as práticas da enfermagem. 7a ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2011.

Lima A, Santos S. O material didático na ead: princípios e processos. 2017 [citado 20 de março de 2019]. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/portal/wp-content/uploads/2017/07/Producao_de_Material_Didatico_Curso_de_Gestao_EaD.pdf

Oliveira MLG, Coutinho AJ, Silva ASR. Materiais educativos digitais para cursos online: reflexos da aplicação de um modelo de planejamento didático no ensino-aprendizagem e na avaliação em EaD na saúde. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2017, FORTALEZA - CE. Avaliação e seus espaços: desafios e reflexões. Fortaleza - CE: UFC, 2017. p. 1628-1644.

Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev Latino-am Enfermagem. 2005; 13(5): 754-57.

Ivnik M, Jett MY. Creating written patient education material. CHEST Journal. 2008; 133(4): 1038-40.

Doak CC, Doak LG, Root JH. Teaching patients with low literacy skills. American Journal of Nursing. 1996; 96(12).

Bonesi PG, Souza NA. Fatores que dificultam a transformação da avaliação na escola. Rev Estudos em Avaliação Educacional. 2006; 17(134): 129-54.

Filatro, A. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil; 2008.

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

Rocha da Silva, A. S., Oliveira, M. L. G. de, Coutinho, A. J. F., Martins, M. C., Gubert, F. do A., Tavares, D. R., & Ferreira, M. M. V. (2019). Construção de materiais educativos digitais para uma capacitação online sobre influenza: relato de experiência. aúde m edes, 5(3), 227–239. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p227-239

Edição

Seção

Sessão Especial- Extensão na educação superior e profissional- Relatos de Experiência