A importância da humanização do cuidado em centro cirúrgico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2p289-295

Palavras-chave:

Enfermagem, Humanização da assistência, Centro Cirúrgico

Resumo

Objetivos: relatar a experiência de um projeto de extensão que visou discutir com a equipe de enfermagem de um hospital universitário a humanização da assistência no centro cirúrgico. Métodos: pesquisa de campo exploratória, sendo utilizada de coleta de dados em grupo focal e aplicação de questionário. O cenário foi enfermarias cirúrgicas, masculina e feminina, e centro cirúrgico de um hospital universitário no município de Niterói/RJ, período de abril a dezembro de 2015. Os sujeitos foram 23 profissionais da equipe de enfermagem do centro cirúrgico e 8 pacientes em pós-operatório. Com os profissionais da equipe de enfermagem realizou-se 4 encontros com a técnica de grupo focal, abordando temáticas de humanização. Para os pacientes em pós-operatório realizou-se aplicação de questionário referente ao acolhimento pelos profissionais no centro cirúrgico. Os dados foram analisados e os resultados agrupados em categorias. Resultados: o acolhimento do usuário no centro cirúrgico é um cuidado fundamental, na medida em que se reconhece o ser humano valorizando seus sentimentos e emoções. A mecanização da assistência pode comprometer o atendimento humanizado e a tecnologia parece contribuir de forma pouco significativa para a prática do cuidado humanizado. A busca de melhoria da qualidade da assistência contribui para que novos modelos sejam adotados, nos quais o conceito de humanização tem lugar garantido. Conclusões: o projeto permitiu sensibilizar a equipe de enfermagem em centro cirúrgico acerca da humanização, facilitando a discussão e reflexão em relação a maneiras de se desenvolver uma prática humanizada que atenda às necessidades holísticas daqueles sob hospitalização.

Biografia do Autor

Cristhian Antônio Brezolin, Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, RJ.

Enfermeiro. Mestrando do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde – Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói (RJ), Brasil. 

Hugo Santos Lemos de Mendonça, Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, RJ.

Graduação em Enfermagem – Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói (RJ), Brasil.

Marcia Valeria Rosa Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, RJ.

Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói (RJ), Brasil.

Mariana Brito de Souza Nunes, Enfermeira da Unimed Rio.

Enfermeira da Unimed Rio.

Richely Ritta Menaguali, Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, RJ.

Acadêmica de Enfermagem – Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói (RJ), Brasil.

Letícia de Carvalho, Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, RJ.

Enfermeira. Especialista em IRAS – Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

Cotta RMM et al. Debates atuais em humanização e saúde: quem somos nós? Ciênc. Saúde Colet. 2013; 18(1):171-179.

Mendonça ET et al. Concepções de técnicos de enfermagem acerca da humanização da assistência em centro cirúrgico. R. Enferm. Cent. O. Min. 2016; 6(3):2389-2397.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Cadernos HumanizaSUS – Atenção Hospitalar. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária – 2000-2001. Edição Atualizada. Disponível em: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/extensao/docs/Plano%20Nacional%20de%20Extensao%20Universitaria.pdf Acesso em: 7 jan. 2019.

Bezerra JTM. Humanização da assistência do enfermeiro em centro cirúrgico. Brasília. Trabalho de conclusão de curso (Graduação). Faculdade de Ciências da Saúde. Centro Universitário de Brasília; 2007.

Giron MN, Berardinelli LMM, Santo FHE. O acolhimento no centro cirúrgico na perspectiva do usuário e a política nacional de humanização. Rev. enferm. UERJ. 2013; 21(6):766-771.

Oliveira MAC, Pereira IC. Atributos essenciais da Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família. Rev. bras. enferm. 2013; 66(esp):158-164.

Jorge Filho I. Cirurgia geral: pré e pós-operatório. 2. ed. São Paulo: Atheneu; 2011.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Como Citar

Brezolin, C. A., Santos Lemos de Mendonça, H., Rosa Lima, M. V., Brito de Souza Nunes, M., Menaguali, R. R., & de Carvalho, L. (2020). A importância da humanização do cuidado em centro cirúrgico. aúde m edes, 6(2), 289–295. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2p289-295

Edição

Seção

Relato de Experiência