Educar, intervir e avaliar em saúde: análise dos itinerários formativos do projeto caminhos do cuidado
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n1p111-127Palavras-chave:
Avaliação em Saúde, Educação Permanente em Saúde, Estratégia da Saúde da Família, Experiência, Saúde Mental,Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados da avaliação nacional do Projeto Caminhos do Cuidado, guiada por uma matriz avaliativa composta por quatro dimensões - Gerencial, Política, Itinerários Formativos e Cenários do Cuidado. Discutiremos especificamente a dimensão Itinerários Formativos, que agrupa as percepções das práticas de educação, aprendizagem e metodologias pedagógicas desta formação direcionada à Agentes Comunitários em Saúde e Técnicos de Enfermagem das Estratégias de Saúde da Família do Brasil. A metodologia inclui um questionário quantitativo que foi respondido por 1151 sujeitos, entrevistas e rodas de conversa. Aplicamos a análise de conteúdo em dados provenientes de 78 rodas de conversa, ocorridas nas 27 Unidades Federativas do Brasil, e 33 entrevistas com participantes do Projeto. Os resultados se dividem em três partes: 1) Arranjos, materiais e estratégias pedagógicas; 2) Seleção formativa de tutores; 3) Educação à distância na formação de tutores e orientadores. A avaliação demonstra que as singularidades e as diversidades do território nacional fizeram parte dos Itinerários Formativos. A estratégia de ancorar a maior parte do curso à experiência dos trabalhadores no território foi identificada como elemento privilegiado para uma aprendizagem significativa, nos moldes da educação popular em saúde e da educação permanente em saúde. A utilização a educação à distância foi negativamente avaliada pelos participantes, destacando-se como dificuldades a baixa motivação e as dificuldades de interação. O Caminhos do Cuidado mostrou que são possíveis processos educativos e avaliativos em larga escala e que contemplem a diversidade de saberes, recriando-se pela experiência de cada território e fortalecendo-se em redes.Referências
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