A inserção do aluno de ciências biológicas no PET-saúde/interprofissionalidade: um relato de experiência na UFMT¬ Rondonópolis
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n3p291-298Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde. Profissional da Saúde. Biologia.Resumo
O objetivo é demonstrar a experiência de um estudante do Curso de Ciências Biológicas em um semestre dentro do Programa PET-Saúde/Interprofissionalidade do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis e a importância do programa nas formações dos profissionais de Saúde. Nas atividades do Programa, foram utilizadas oficinas, metodologia ativa da espiral construtivista, alinhamento conceitual com elaboração de painéis e visitas ao Serviço de Atendimento Especializado do município de Rondonópolis. Por meio dos encontros, o programa desenvolveu o senso crítico, o olhar profissional e acadêmico acerca dos problemas do Sistema Único de Saúde (SUS) e para o estudante de Ciências Biológicas traz temas nunca abordados durante a sua formação e que são focos nos outros cursos de formação da área da saúde. O programa é uma ferramenta quase indispensável pela inserção dos estudantes no campo profissional e dos profissionais no campo acadêmico, unindo os conhecimentos para resolução de problemas práticos e aprofundamento teórico, além de formar profissionais de saúde dentro dos perfis necessários ao SUS, focando na interprofissionalidade e no trabalho em equipe.Referências
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