A inserção do aluno de ciências biológicas no PET-saúde/interprofissionalidade: um relato de experiência na UFMT¬ Rondonópolis

Autores

  • Rafaela Fernanda Carvalho Rodrigues UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
  • Mayara Rocha Siqueira Sudré Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Rondonópolis.
  • Juliana Cristina Donadone Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Rondonópolis.

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n3p291-298

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde. Profissional da Saúde. Biologia.

Resumo

O objetivo é demonstrar a experiência de um estudante do Curso de Ciências Biológicas em um semestre dentro do Programa PET-Saúde/Interprofissionalidade do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso - ­Campus de Rondonópolis e a importância do programa nas formações dos profissionais de Saúde. Nas atividades do Programa, foram utilizadas oficinas, metodologia ativa da espiral construtivista, alinhamento conceitual com elaboração de painéis e visitas ao Serviço de Atendimento Especializado do município de Rondonópolis. Por meio dos encontros, o programa desenvolveu o senso crítico, o olhar profissional e acadêmico acerca dos problemas do Sistema Único de Saúde (SUS) e para o estudante de Ciências Biológicas traz temas nunca abordados durante a sua formação e que são focos nos outros cursos de formação da área da saúde. O programa é uma ferramenta quase indispensável pela inserção dos estudantes no campo profissional e dos profissionais no campo acadêmico, unindo os conhecimentos para resolução de problemas práticos e aprofundamento teórico, além de formar profissionais de saúde dentro dos perfis necessários ao SUS, focando na interprofissionalidade e no trabalho em equipe.

Biografia do Autor

Rafaela Fernanda Carvalho Rodrigues, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Estudante de Ciências Biológicas – bacharel Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Rondonópolis. E­mail: rafafcrodrigues98@gmail.com

Mayara Rocha Siqueira Sudré, Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Rondonópolis.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem.Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de RondonópolisE-mail: maysrocha@yahoo.com.br

Juliana Cristina Donadone, Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Rondonópolis.

Juliana Cristina DonadonePsicóloga. PhD em Psicologia Clínica. Docente do Curso de Psicologia.Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de RondonópolisE-mail: judonado@terra.com.br

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Carvalho Rodrigues, R. F., Sudré, M. R. S., & Donadone, J. C. (2021). A inserção do aluno de ciências biológicas no PET-saúde/interprofissionalidade: um relato de experiência na UFMT¬ Rondonópolis. aúde m edes, 6(3), 291–298. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n3p291-298

Edição

Seção

Relato de Experiência