As residências multiprofissionais no Pará: desafios e potencialidades na formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n3p97-111

Palavras-chave:

Internato e Residência, Comunicação Interdisciplinar, Saúde Coletiva

Resumo

Parte-se de um questionamento sobre a contribuição das residências multiprofissionais na formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde no estado do Pará, discute-se os caminhos da formação em serviço dos trabalhadores da saúde, inicia-se por um breve histórico das residências no território nacional. Tal histórico leva ao debate acerca da cisão entre residência médica e multiprofissional, bem como o papel das residências multiprofissionais como resistência ao modelo médico hegemônico. Por fim, aborda-se o panorama das residências multiprofissionais no estado, e sua importância para a formação de trabalhadores de saúde na região amazônica brasileira.

Biografia do Autor

Gabriela Di Paula Dias Ribeiro, Universidade Federal do Pará

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará e especialista em Psicologia Hospitalar. Realizou a Residência Multiprofissional em Saúde pela Universidade do Estado do Pará vinculada ao Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Tem experiência como Supervisora de Estágios de Psicologia, Psicóloga da Saúde e Clínica. Atua nos seguintes temas: psicologia clínica, plantão psicológico e ludoterapia não diretiva, bem como psicologia da saúde com atendimentos ambulatoriais, em enfermarias e domicílio. Fez intercâmbio no Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP - Hospital São Paulo e durante a graduação de Psicologia participou da extensão universitária pelo programa de intercâmbio "Erasmus Mundus External Cooperation Window" oferecido pela UFPA através do Projeto ISAC "Improving Skills Across Continents" - Universidade de Coimbra, que possibilitou o estudo na área de psicologia durante seis meses na Universidade de Leiden, Holanda.

Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1988), Mestrado em Saúde Pública - Ensp (1998) e Doutorado em Saúde Pública - Ensp (2005). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Psicologia, em que atua nos seguintes campos do conhecimento: saúde do trabalhador, sofrimento psíquico, análise institucional, política de saúde e monitoramento e avaliação. É membro da Abrasco-Associação Brasileira de Saúde Coletiva e Diretor da Rede Unida. Participa do Conselho Editorial da Revista Saúde e Debate e é membro do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - CEBES e membro do GT da ANPPEP de Psicodinâmica do Trabalho. É Coordenador da Rede Unida/ Região Norte e Coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFPA.

Márcio Mariath Belloc, Universidade Federal do Pará

Psicólogo, Doutor em Antropologia (Universitat Rovira i Virgili), validado nacionalmente como Doutor em Saúde Coletiva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Mestre em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Experiência em gestão, atenção e participação popular em saúde no âmbito do SUS. Professor e investigador em antropologia médica, saúde coletiva, psicanálise, arte e experiência urbana. Professor visitante na Universidade Federal do Pará, junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Professor do Mestrado en Salud Mental da Universidad Nacional de Córdoba.

Referências

Ribeiro GDPD. A residência multiprofissional em saúde: sentidos atribuídos por psicólogas egressas [dissertação de mestrado]. Belém: Universidade Federal do Pará; 2019.

Dicionário do Aurélio Online. [S.l.]; 14 abr. 2018. Residência [acesso em 2018 Jul 9]. Disponível em: https://dicionariodoaurelio.com/residencia

Ferreira SR, Olschowsky A. Residência: uma modalidade de ensino. In: Fajardo AP, Rocha CMF, Pasini VL, organizadores. Grupo Hospitalar Conceição Residências em saúde: fazeres e saberes na formação em saúde. Porto Alegre: Hospital Nossa Senhora da Conceição; 2010. p. 23-34.

Feuerwerker LCM. A formação de médicos especialistas e a residência no Brasil. Saúde debate. 2001 jan; 25(57): 39-54.

Ribeiro MAA. Apontamentos sobre residência médica no Brasil [documento da internet]. Brasília, DF: Câmara dos Deputados; 2011 [acesso em 2018 abr 12] Disponível em: http://www2.camara.leg.br/a-camara/ documentos-e-pesquisa/estudos-e-notas-tecnicas/areas-da-conle/tema11/2011_123_.pdf.

Meneses JR, Ceccim RB, Martins GC, Meira IFF, Silva VM. Residências em saúde: os movimentos que as sustentam. In: Ceccim RB, Meneses LBA, Soares VL, Pereira AJ, Meneses JR, Rocha RCS, et al., organizadores. Formação de formadores para residências em saúde: corpo docente-assistencial em experiência viva. [Série Vivências em Educação e Saúde]. Porto Alegre: Rede Unida; 2018. p. 33-48.

Ferla AA, Rocha CMF, Fajardo AP, Dallegrave D, Rossoni E, Pasini VL, et al. As conexões entre as residências e ensino na saúde: produção de tecnologias educacionais e o aprender no mundo do trabalho a partir de um mosaico de experiência. In: Ferla AA, Rocha CMF, Fajardo AP, Dallegrave D, Rossoni E, Pasini VL, et al, organizadores. Residências e a educação e ensino da saúde: tecnologias formativas e o desenvolvimento do trabalho [Série Vivências em Educação e Saúde]. Porto Alegre: Rede Unida; 2017. p. 9-17.

Martins GDM, Caregnato RCA, Barroso VLM, Ribas DCP. Implementação de residência multiprofissional em saúde de uma universidade federal: trajetória histórica. Rev. gaúch. enferm. 2016 set; 3(37): 1-8 [acesso em 2018 set 21] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v37n3/0102-6933-rgenf-1983-144720160357046.pdf

Ceccim RB. Prefácio. In: Fajardo AP, Rocha CMF, Pasini VL, organizadores. Grupo Hospitalar Conceição Residências em saúde: fazeres e saberes na formação em saúde. Porto Alegre: Hospital Nossa Senhora da Conceição; 2010. p. 17-22.

Ceccim RB, Meneses LBA, Soares VL, Pereira AJ, Meneses JR, Rocha RCS, et al., organizadores. Formação de formadores para residências em saúde: corpo docente-assistencial em experiência viva [Série Vivências em Educação e Saúde]. Porto Alegre: Rede Unida; 2018.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios [Série B. Textos Básicos de Saúde]. Brasília, DF, 2006 [acesso em 2015 jul 29]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/residencia_multiprofissional.pdf

Machado LDS, Tamboril ACR, Machado MFAS, Maia ER, Lopes MSV. Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional. Rev. Esc. Enferm. USP. 2018 nov; 52; 1-8 [acesso em 2019 jan 10]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v52/1980-220X-reeusp-52-e03386.pdf

Moreira KFA, Oliveira JLC. Narrativa da Residência Multiprofissional em Saúde: desafios para a Universidade Federal de Rondônia (Unir). In: Brasil. Ministério da Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios [Série B. Textos Básicos de Saúde]. Brasília, DF; 2006. p. 17-34 [acesso em 2018 jul 29]. Disponível em: http://bvsms.saude. gov.br/bvs/publicacoes/residencia_multiprofissional.pdf

Brito AC, Santos CM. Especialização Integrada em Saúde Coletiva - 14. Modalidade Residência Multiprofissional: em foco uma experiência de formação do Centro de Educação Permanente da Saúde do Município de Aracaju no modelo saúde todo dia. In: Brasil. Ministério da Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios [Série B. Textos Básicos de Saúde]. Brasília, DF; 2006. p. 61-96 [acesso em 2018 jul 29]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/residencia_multiprofissional.pdf

Luz MT. Complexidade do campo da saúde coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e práticas – análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saúde Soc. 2009; 18(2): 304-11.

Almeida Filho N. Transdisciplinaridade e saúde coletiva. Ciênc. Saúde Colet. 1997; 2(1-2): 5-20.

Peduzzi M. Trabalho em equipe. In: Pereira IB, Lima JCF, organizadores. Dicionário da educação profissional em saúde. 2ª ed. Rio de Janeiro: EPSJV; 2008. p. 419-26.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada [Série B. Textos Básicos de Saúde]. Brasília, DF; 2012.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 5, de 15 de março de 2011. Brasília, DF; 2011 [acesso em 2018 ago 5]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7692-rces005-11-pdf&category_slug=marco-2011-pdf&Itemid=30192

Hamraoui E. Trabalho vivo, subjetividade e cooperação: aspectos filosóficos e institucionais. Cad. psicol. soc. trab. 2014; 17(1): 43-54 [acesso em 2019 jan 10]. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/cpst/article/view/80631/pdf_4

Merhy EE, Franco TB. Trabalho em saúde. In: Pereira IB, Lima JCF, organizadores. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2ª ed. Rio de Janeiro: EPSJV; 2008. p. 278-84.

Merhy EE. A perda da dimensão cuidadora na produção da saúde: uma discussão do modelo assistencial e da intervenção no seu modo de trabalhar a assistência. In: Franco TB, Merhy EE, organizadores. Trabalho, produção do cuidado e subjetividade em saúde: textos reunidos. São Paulo: Hucitec; 2013. p. 68-94.

Campos GWS. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciênc. Saúde Colet. 2000; 5(2): 219-30 [acesso em 2019 abr 5]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v5n2/7093.pdf

Baptista TWF, Borges CF, Matta GC. Contribuições da arqueologia do saber para estudos da saúde coletiva. In: Baptista TWF, Azevedo CS, Machado CV, organizadores. Políticas, planejamento e gestão em saúde: abordagens e métodos de pesquisa. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2015. p. 146-171.

Cunha YFF, Vieira A, Roquete FF. Impacto da residência multiprofissional na formação profissional em um hospital de ensino de Belo Horizonte. Anais do X Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia; 2013; Belo Horizonte. Belo Horizonte; 2013 [acesso em 2018 ago 9]. Disponível em: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/15318312.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS Política Nacional de Humanização: documento para discussão: versão preliminar [Série B. Textos Básicos de Saúde]. Brasília, DF; 2003 [acesso em 2018 jul 29]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizaSus.pdf

Cavalcante Filho JB, Vasconcelos SEM, Ceccim RB, Gomes LB. Acolhimento coletivo: um desafio instituinte de novas formas de produzir o cuidado. Interface comun. saúde educ. 2009 out; 13(31): 315-28.

Silva LS, Cotta RMM, Costa GD, Campo AAO, Cotta RM, Silva LS, et al. Formação de profissionais críticos-reflexivos: o potencial das metodologias ativas de ensino aprendizagem e avaliação na aprendizagem significativa. Rev. CIDUI. 2014; (2): 1-16 [acesso em 2018 out 8]. Disponível em: https://www.cidui.org/revistacidui/index.php/cidui/article/view/541/522.

Freitas CM. Uso de metodologias ativas de aprendizagem para a educação na saúde: análise da produção científica. Trab. educ. saúde. 2015 dez; 13(supl. 2): 117-30 [acesso em 2018 ago 10]. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406756987007.

Mello CCB, Alves RO, Lemos SMA. Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura. Rev. CEFAC. 2014 nov; 16(6): 2015-28.

Rios IC, Schraiber LB. Humanização e humanidades em medicina: a formação médica na cultura contemporânea. São Paulo: Unesp; 2012.

Merhy, E. E. Educação Permanente em Movimento – uma política de reconhecimento e cooperação, ativando os encontros do cotidiano no mundo do trabalho em saúde, questões para os gestores, trabalhadores e quem mais quiser se ver nisso. Rev. saúde redes. 2015; 1(1): 7-14 [acesso em 2018 ago 9]. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/ index.php/rede-unida/index.

Merhy EE. A perda da dimensão cuidadora na produção da saúde: uma discussão do modelo assistencial e da intervenção no seu modo de trabalhar a assistência. In: Campos CR, Malta DC, Reis AT, organizadores. Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte: reescrevendo o público. Belo Horizonte: Xamã/VM; 1998. p. 103-20.

Menéndez EL. Modelos de atención de los padecimientos: de exclusiones teóricas y articulaciones prácticas. Ciênc. Saúde Colet. 2003; 8(1): 185-207 [acesso em 2019 Jun 26]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v8n1/a14v08n1.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. A educação permanente entra na roda: pólos de educação permanente em saúde: conceitos e caminhos a percorrer [Série C. Projetos, Programas e Relatórios; Educação na Saúde]. 2ª ed. Brasília, DF; 2005.

Morais JL, Castro ESA, Souza AM. A inserção do psicólogo na residência multiprofissional em saúde: um relato de experiência em oncologia. Psicol. rev. 2012 dez; 18(3): 389-401 [acesso em 2018 fev 11]. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/ pdf/per/v18n3/v18n3a04.pdf004

Silva AGI. Histórico da residência multiprofissional em saúde da Universidade do Estado do Pará e hospitais associados. Belém (PA): [s.n.]; 2013.

Santos RCC, Sena TCB. O cenário das residências em saúde no estado do Pará em 2015: os avanços e desafios para a formação permanente para o Sistema Único de Saúde. Belém: Universidade Federal do Pará; 2017.

Secretaria de Estado de Saúde Pública. Relatório Anual de Gestão – 2018. Belém: Gerência de Educação Permanente GEP; 2018.

Pinto HA, Andreazza, R, Ribeiro RJ, Loula MR, Reis AAC. O Programa Mais Médicos e a mudança do papel do Estado na regulação e ordenação da formação médica. Interface comun. saúde educ. 2019 maio; 23(supl. 1): 1-4 [acesso em 2019 maio 21]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v23s1/es_1807-5762-icse-23-s1-e180615.pdf

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Ribeiro, G. D. P. D., de Oliveira, P. de T. R., & Belloc, M. M. (2021). As residências multiprofissionais no Pará: desafios e potencialidades na formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde. aúde m edes, 6(3), 97–111. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n3p97-111

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)