“Tem um minuto para mim?”: diálogos entre formação inicial e responsabilidade social na formação em Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n3p309-322

Palavras-chave:

Envelhecimento saudável, Responsabilidade social, Enfermagem em saúde comunitária

Resumo

Trata-­se de um relato que foca experiências com idosos institucionalizados no município de Serra-ES, produzidas com foco em contribuir com a qualidade de vida dessa população, alicerçado na noção da saúde como direito e que extrapola a dimensão anatomofisiológica. As intervenções/ações foram realizadas, portanto, nas instituições de longa permanência para idosos (ILPI) do município, por meio do projeto de extensão denominado “Tem um minuto para mim?”, contando com a parceria de voluntários convidados a compor o calendário de visitação às instituições. As ações/intervenções realizadas se deram em formato de oficinas/workshops ofertados para o público, no âmbito das ILPI's, incluíram atividades com animais doméscos resgatados pelo abrigo de animais resgatados “Vira Lata Vira Luxo”; slime; construção de painéis de histórias individuais e colevas; oficinas com equipamentos de realidade virtual e realidade aumentada; oficina de contar histórias; jogos e brincadeiras; dança, dentre diversos outros. Paralelamente, foram arrecadadas doações de material de higiene pessoal e limpeza e de alimentos não perecíveis para serem entregues às ILPI's durante as visitas. Foi possível, além de buscar a sensibilização dos voluntários para questões relacionadas ao envelhecimento, o mundo do trabalho e, em úlma instância, à vida; fomentar o estreitamento dos laços da instituição com a comunidade da qual faz parte, por meio de um espaço-­tempo de formação que pode se constuir como ferramenta pedagógica para os cursos de graduação; além de buscar contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos idosos institucionalizados, entendendo­-os como sujeitos e não como “objetos” de intervenção (profissional).

Referências

PENNA; F.B.; SANTO, F. H. E. O movimento das emoções na vida dos idosos: um estudo com um grupo da terceira idade. Rev. Eletr. Enf. 2006, 8(1):17-24.

BRASIL: Organização Mundial da Saúde. (OMS): Envelhecimento Ativo: Política de Saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.

LOPES; V. M.; SCOFIELD, A. M. T. dos S.; ALCÂNTARA, R. K. L de.; FERNANDES, K. C.; LEITE, S. F. P.; BORGES, C. L. O que levou os idosos à institucionalização? Rev. enferm UFPE., Recife.. 2018 Sep, 12(9):2428-35

BRASIL; Politica Publica de Assistência Social- PNAS/2004 Norma Operacional Básica-NOB/SUAS, Brasília, 2009.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948.

CHRÉTIEN, Claude. A ciência em ação: mitos e limites. Campinas: Papirus, 1994.

LÉVY-LEBLOND, Jean-Marc. A velocidade da sombra: nos limites da ciência. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1987.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 11 ed. São Paulo: Cortez; Brasília:UNESCO, 2006.

NOVAES, Adauto. O homem máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

CANGILHEM, Georges. O normal e o patológico. 6 ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

MARTINS, Paulo Henrique. Contra a desumanização da medicina: crítica sociológica das práticas médicas modernas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

CARVALHO, Yara Maria; CECCIM, Ricardo Burg. Formação e educação em saúde: aprendizados com a saúde coletiva. In: CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al (orgs.). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2009.

CARVALHO, Yara Maria de. Entre o biológico e o social: tensões no debate teórico acerca da Saúde na Educação Física. Motrivivência. 2005, 17(24):97-105

LUZ, Madel T. Novos saberes e práticas em saúde coletiva: estudos sobre racionalidades médicas e atividades corporais. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

de Ataíde, I. S., Sousa, S. P., & Beccalli, M. B. (2021). “Tem um minuto para mim?”: diálogos entre formação inicial e responsabilidade social na formação em Enfermagem. aúde m edes, 6(3), 309–322. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n3p309-322

Edição

Seção

Relato de Experiência