Intenções entre tensões: as residências multiprofissionais em saúde como locus privilegiado da educação permanente em saúde

Autores

  • Paula Lopes Gomide Haubrich Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristiane Trivisiol da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Henriqueta Luce Kruse Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristianne Maria Famer Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n1p47-56

Palavras-chave:

Educação Permanente em Saúde, Residência Multiprofissional em Saúde, Educação em Saúde

Resumo

O texto tem como objetivo analisar e refletir a respeito das Residências Multiprofissionais em Saúde enquanto espaço privilegiado para a aplicação dos princípios da Educação Permanente em Saúde no Brasil. Trata-se de uma revisão narrativa, em que foram consultados artigos e capítulos de livros, publicados no Brasil e no exterior, nos últimos dez anos, a fim de se construir uma análise que permita compreender as facilidades e as dificuldades para a efetivação do quanto preconizado pelas políticas públicas nacionais sobre a formação em serviço em saúde. As reflexões, de maneira geral, apontam para a potência das Residências Multiprofissionais como processos de formação em serviço em consonância com o arcabouço teórico da Educação Permanente em Saúde. No entanto, outras destacam as fragilidades existentes na consolidação das Residências, decorrentes do arcabouço legal, da baixa representatividade dos diversos atores que dela participam e da dificuldade de superar as tensões e binarismos existentes entre educação e(m) serviço no campo da saúde.

Biografia do Autor

Paula Lopes Gomide Haubrich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Saúde Coletiva Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tutora da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

Cristiane Trivisiol da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Enfermagem Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bolsista Capes.

Maria Henriqueta Luce Kruse, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

2014-12-15

Como Citar

Haubrich, P. L. G., Silva, C. T. da, Kruse, M. H. L., & Rocha, C. M. F. (2014). Intenções entre tensões: as residências multiprofissionais em saúde como locus privilegiado da educação permanente em saúde. aúde m edes, 1(1), 47–56. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n1p47-56

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