Acolhimento Solidário como Dispositivo para a Formação pelo Trabalho: a experiência da disciplina Trabalho de Campo II, no Curso de Medicina da UFF
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n1p20-30Palavras-chave:
Educação em saúde, Formação médica, Acolhimento, Trabalho em saúdeResumo
Este artigo discute a formação em saúde, em especial a formação médica, partindo do pressuposto de que a exposição aos cenários de produção do cuidado é um importante fator de aprendizagem. Por aprendizagem entende-se o processo de cognição e subjetivação ao qual a pessoa produz, ou seja, algo que acontece no campo da razão e também dos afetos. O desafio proposto é o de pensar a formação para o terceiro gênero do conhecimento, de acordo com as categorias propostas por Espinosa, ou seja, um saber que opera pela “ciência intuitiva”, onde habita a possibilidade da criatividade nos atos de trabalho em saúde. Para discutir este tema o texto relata a experiência da disciplina de TCSII, no curso de medicina da UFF, o qual utiliza do projeto “Acolhimento Solidário” como um dos dispositivos da educação médica na atenção básica.Referências
Spinoza, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica; 2008.
Deleuze, G. Espinosa filosofia prática. São Paulo: Escuta; 2002.
Deleuze, G. O Anti-édipo. Lisboa: Sírio & Alvim; 1972.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
Franco, TB; Bueno, WS; Merhy, EE. O Acolhimento e os Processos de Trabalho: o caso de Betim-MG. Cad. Saúde Pública. 1999 abr-jun; 15(2):345-353.
Cecílio, LC de, Oliveira, MHJ Necessidades de saúde das pessoas como eixo a integração e a humanização do atendimento na rede básica. In: Linhares, A L. Saúde e Humanização: a experiência de Chapecó. São Paulo: Hucitec; 2000.
Merhy, EE. Em Busca do Tempo Perdido, a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: Merhy, EE, Onocko, R. Agir em saúde, desafio para o público. São Paulo: Hucitec; 1997. p.
Franco, T B. O Uso do Fluxograma Descritor e Projetos Terapêuticos para Análise de Serviços de Saúde, em apoio ao Planejamento: O caso de Luz – MG. In: O Trabalho em Saúde: olhando e experienciando o SUS no cotidiano. São Paulo: Hucitec; 2003.
Franco, T B, Merhy, EE. O uso de Ferramentas Analisadoras para apoio ao planejamento dos serviços de saúde: O Caso do Serviço Social do Hospital das Clínicas da UNICAMP (Campinas-SP). In: O Trabalho em saúde: olhando e experienciando o SUS no cotidiano. 4.ed. São Paulo: Hucitec; 2007.
Foucault, M. O Nascimento da Clínica. Rio de Janeiro: Editora Forense – Universitária; 1980.
Franco, TB. Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do SUS. Interface – Comunic., Saúde, Educ, 2007 sept-dec; 11(23): 427-438.
Franco, TB, Galavote, HS. Em Busca da Clínica dos Afetos. In: Franco, TB, Ramos, VC Semiótica, Afecção e Cuidado em Saúde. São Paulo: Hucitec; 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).