Acolhimento Solidário como Dispositivo para a Formação pelo Trabalho: a experiência da disciplina Trabalho de Campo II, no Curso de Medicina da UFF
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n1p20-30Palavras-chave:
Educação em saúde, Formação médica, Acolhimento, Trabalho em saúdeResumo
Este artigo discute a formação em saúde, em especial a formação médica, partindo do pressuposto de que a exposição aos cenários de produção do cuidado é um importante fator de aprendizagem. Por aprendizagem entende-se o processo de cognição e subjetivação ao qual a pessoa produz, ou seja, algo que acontece no campo da razão e também dos afetos. O desafio proposto é o de pensar a formação para o terceiro gênero do conhecimento, de acordo com as categorias propostas por Espinosa, ou seja, um saber que opera pela “ciência intuitiva”, onde habita a possibilidade da criatividade nos atos de trabalho em saúde. Para discutir este tema o texto relata a experiência da disciplina de TCSII, no curso de medicina da UFF, o qual utiliza do projeto “Acolhimento Solidário” como um dos dispositivos da educação médica na atenção básica.Referências
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