Análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação em Educação Física na Ótica da Formação para o Campo Da Saúde Coletiva

Autores

  • Joao Agostinho Neto Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-0164-8269
  • Maria Carolina Gonçalves Dutra Universidade Regional do Cariri
  • Eleonora Nunes Oliveira Universidade Regional do Cariri
  • Cicera Luana de Lima Teixeira Universidade Regional do Cariri
  • Luciana Nunes de Sousa Universidade Regional do cariri
  • Hudday Mendes da Silva Universidade Regional do Cariri
  • Maria do Socorro de Sousa Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p25-38

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Educação Física, Saúde

Resumo

A saúde coletiva é um dos campos de intervenção do profissional de Educação Física que vem se expandindo ao longo dos anos. Apesar disso, surgem preocupações quanto à formação inicial e as demandas exigidas no cenário de atuação. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi analisar os projetos pedagógicos de cursos de graduação em Educação Física da Região Metropolitana do Cariri e as perspectivas de formação em saúde coletiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental, através de investigação e análise de projetos pedagógicos curriculares. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo e construção de categorias empíricas. Os resultados encontrados indicam que os currículos estudados pouco consideram a formação para a saúde coletiva e quando a consideram, relacionam com o campo escolar. Não existem práticas operativas no cenário pesquisado que favoreçam a aprendizagem e a construção de competências relacionadas à saúde coletiva. Deste modo, sugere-se que os documentos sejam atualizados para atender a demanda de formação para o campo da saúde coletiva de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação da Área da Saúde. Além disso, considera-se que novas investigações possam ser realizadas nas instituições visto que mudanças possam ter ocorrido ainda que não constem nos Projetos Pedagógicos de Curso.

Biografia do Autor

Joao Agostinho Neto, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará, Doutorando em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará

Maria Carolina Gonçalves Dutra, Universidade Regional do Cariri

Especialista Residente Multiprofissional em Saúde Coletiva

Eleonora Nunes Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Artes Visuais e Educação pela Faculdade de Ciências da Educação - Universidade de Sevilla / Espanha. Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Regional do Cariri

Cicera Luana de Lima Teixeira, Universidade Regional do Cariri

Especialista Residente Multiprofissional em Saúde Coletiva

Luciana Nunes de Sousa, Universidade Regional do cariri

Especialista Residente Multiprofissional em Saúde Coletiva

Hudday Mendes da Silva, Universidade Regional do Cariri

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Professor Assistente do Departamento de Educação Física da Universidade Regional do Cariri

Maria do Socorro de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará, Docente colaborador do Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde e Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará

Referências

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Publicado

2021-07-22

Como Citar

Neto, J. A., Gonçalves Dutra, M. C., Nunes Oliveira, E., de Lima Teixeira, C. L., Nunes de Sousa, L., Mendes da Silva, H., & de Sousa, M. do S. (2021). Análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação em Educação Física na Ótica da Formação para o Campo Da Saúde Coletiva. aúde m edes, 7(2), 25–38. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p25-38

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