A prática interprofissional e a formação dos profissionais de saúde: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup1p15-35

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Relações Interprofissionais, Comportamento Cooperativo, Práticas Interdisciplinares, Relações Interdisciplinares, Equipe de Saúde.

Resumo

Objetivo: conhecer o que vêm sendo escrito sobre a vivência prática e de formação, na atenção primária brasileira, sobre interprofissionalidade. Método: revisão integrativa de literatura a partir das bases de dados LILACS, BDENF e BBO. Os descritores utilizados foram "educação interprofissional", "relações interprofissionais", "comportamento cooperativo", "equipe de saúde" e "educação profissional" combinados com o operador booleano 'AND'. O período de busca foi Janeiro de 2015 a dezembro de 2019. Resultados: selecionados 31 artigos, que apresentam a Educação Interprofissional nas vivências de práticas e formação em saúde. Conclusão: o ensino interprofissional e o trabalho colaborativo rompe o ensino e a prática instituída, em nossa realidade, e busca novos modos de atenção e formação em saúde. Entretanto para essas mudanças novas iniciativas curriculares devem ser pensadas e pelo que se constatou o processo de ensino colaborativo deve ser feito do início ao final da formação. Nos serviços a realização de espaços de diálogo e reflexão precisa ser estabelecido e não por decisões legais, mas por espaços de integração e compartilhamento. As experiências apresentadas mostram muitas iniciativas e avaliações positivas entre as mais citadas as Residências Multiprofissionais e o PET-Saúde, entretanto, aponta as fragilidades na formação docente e nas preceptorias dos serviços e na estrutura dos serviços, apontando caminhos a seguir. Os usuários foram pouco investigados nos estudos. A lógica colaborativa certamente fortalece o Sistema Único de Saúde, as universidades, estudantes, usuários e fortalecem um país.

Biografia do Autor

Dagmar Elaine Kaiser, Escola de Enfermagem da UFRGS

Doutora em EnfermagemProfessora Associada da Escola de Enfemragem da UFRGS

Referências

Brasil. Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União (DOU) de 20 de Setembro de 1990 [citado de 11 de janeiro de 2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm

Ministério da Educação (Brasil). Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Diário Oficial da União de 03 de outubro de 2001 [citado em 07 de outubro de 2019]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2001/pces1133_01.pdf.

Organização Mundial da Saúde. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa [Internet]. Genebra: OMS; 2010 [citado em 11 de janeiro de 2020]. Disponível em: http://www.fnepas.org.br/oms_traduzido_2010.pdf.

Costa MV, Peduzzi M, Freire Filho JR, Silva CBG. Educação Interprofissional em Saúde. SEDIS-UFRN. 2018 [citado em 20 de janeiro de 2020]. Disponível em: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/dezembro/12/Educacao-Interpr ofissional-em-Saude.pdf.

Ercole FF, Melo LS, Alcoforado CLGC. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Revista Mineira de Enfermagem, 2014 [citado em 07 de outubro de 2019]; 18(1): 1-260. Dsiponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/904

Costa Marcelo Viana da, Azevedo George Dantas, Vilar Maria José Pereira. Aspectos institucionais para a adoção da Educação Interprofissional na formação em enfermagem e medicina. Saúde debate [Internet]. 2019 [citado em 07 de outubro de 2019] ; 43( spe1 ): 64-76. disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019000500064&l ng=en. Epub Sep 16, 2019. https://doi.org/10.1590/0103-11042019s105.

Bravo VAA, Santos LC, Cyrino EG, CAPP, Villardi ML, Pinto TR. Produzindo pesquisa, formação, saúde e educação na integração ensino, serviço e comunidade. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [citado em 10 de janeiro de 2020]; 22(Suppl 1): 1481-91. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501481&l ng=en. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0440.

Rossit Rosana Aparecida Salvador, Freitas Maria Aparecida de Oliveira, Batista Sylvia Helena Souza da Silva, Batista Nildo Alves. Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [citado em 11 de janeiro de 2020]; 22( Suppl 1): 1399-1410. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501399&l ng=en. Epub May 17, 2018. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0184.

Barreto ICHC, Ribeiro KG, Moreira AEMM, Goya N, Dias MSA, Andrade LOM. Integração de instituições de ensino superior com sistemas municipais de saúde à luz de uma tipologia da colaboração interprofissional. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [citado em 11 de janeiro de 2020]; 22(Suppl 1): 1365-76. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501365&l

Previato Giselle Fernanda, Baldissera Vanessa Denardi Antoniassi. Retratos da prática interprofissional colaborativa nas equipes da atenção primária à saúde. Rev. Gaúcha Enferm. 2018 [citado em 20 de abril de 2020] ; 39: e2017-0132. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472018000100431&l ng=en. Epub Aug 02, 2018. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.2017-0132.

Escalda Patrícia, Parreira Clélia Maria de Sousa Ferreira. Dimensões do trabalho interprofissional e práticas colaborativas desenvolvidas em uma unidade básica de saúde, por equipe de Saúde da Família. Interface (Botucatu). 2018 [citado em 20 de abril de 2020] ; 22( Suppl 2 ): 1717-1727. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601717&l ng=en. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0818.

Fernades Helen Nicoletti; Thofehrn Maira Buss, Porto Adrize Rutz, Amestoy Simone Coelho, Jacondino Michelle Barboza, Soares Mariana Rodrigues. Relacionamento interpessoal no trabalho da equipe multiprofissional de uma unidade de saúde da família. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online [Internet]. 2015 [acesso em 20 de abril de 2020];7(1):1915-1926. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=505750945016

Costa MV. A educação interprofissional como abordagem para a reorientação da formação profissional em saúde. Natal. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2014[citado em 20 de janeiro de 2020]. Disponível em: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19808 36

Barr H. Toward a theoretical framework for interprofessional education. J Interprof Care. 2012 [acesso em 20 de abril de 2020]; 27(1): 4-9. 37

Glickman LB, Rambob I, Lee MC. Global Learning Experiences, Interprofessional Education, and Knowledge Translation: Examples From the Field. Ann Glob Health. 2016 [acesso em 20 de abril de 2020]; 82(6):1048-1055. 38

Nuto Sharmênia de Araújo Soares, Lima Júnior Francisco Cristovão Mota, Camara Ana Maria Chagas Sette, Gonçalves Carla Beatrice Crivellaro. Avaliação da Disponibilidade para Aprendizagem Interprofissional de Estudantes de Ciências da Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica. 2017 [citado em 11 de janeiro de 2020]; 41(1): 50-7. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1rb20160018 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022017000100050&l ng=en&nrm=isong=en. Epub July 10, 2018. https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0860.

Santos Lucas Cardoso dos, Simonetti Janete Pessuto, Cyrino Antonio Pithon. A educação interprofissional na graduação de Medicina e Enfermagem em prática na atenção primária à saúde: a perspectiva dos estudantes. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [citado em 10 de janeiro de 2020]; 22( Suppl 2 ): 1601-11. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601601&l ng=en. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0507.

Amaral VF, Cavalcante ASP, Farias QLT, Ribeiro MA, Araújo JDG, Gomes D Farias. Mobilizando estudantes em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS): experiências interprofissionais do VER-SUS - Sobral, CE, Brasil. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [citado em 11 de janeiro de 2020]; 22(Suppl 2): 1787-97. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601787&l ng=pt. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0715.

Batista, Nildo Alves, Rossit, Rosana Aparecida Salvador, Batista, Sylvia Helena Souza da Silva, Silva, Carla Cilene Baptista da, Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha, & Poletto, Patricia Rios. (2018). Educação interprofissional na formação em Saúde: a experiência da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Santos, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 22(Suppl. 2), 1705-1715. https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0693

Freire P. Pedagogia do oprimido. 21. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2011. 39

Freitas Maria Aparecida de Oliveira, Demarchi Gabriela Souza dos Santos, Rossit Rosana Aparecida Salvador. Educação Interprofissional na pós-graduação stricto sensu: o olhar dos egressos. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [citado em 10 de janeiro de 2020]; 22(Suppl 2): 1647-59. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601647&l ng=pt. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0644.

Casanova Isis Alexandrina, Batista Nildo Alves, Moreno Lídia Ruiz. A Educação Interprofissional e a prática compartilhada em programas de residência multiprofissional em Saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [cited 2020 May 17] ; 22( Suppl 1 ): 1325-1337. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501325&lng=en. Epub July 10, 2018. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0186.

Capozzolo Angela Aparecida, Casetto Sidnei José, Nicolau Stella Maris, Junqueira Virgínia, Gonçalves Daniela Caetano, Maximino Viviane Santalucia. Formação interprofissional e produção do cuidado: análise de uma experiência. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [cited 2020 May 17] ; 22( Suppl 2 ): 1675-1684. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601675&lng=en. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0679.

Bones AAN da S, Cazella SC, Weber LS, Costa MRR da, Saraiva MP, Bopsin MR. Residência multiprofissional tecendo práticas interdisciplinares na prevenção da violência. ABCS Health Sci. [Internet]. 21º de dezembro de 2015 [citado 18º de maio de 2020];40(3). Disponível em: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/819

Freire Filho José Rodrigues, Costa Marcelo Viana da, Magnago Carinne, Forster Aldaísa Cassanho. Atitudes para a colaboração interprofissional de equipes da Atenção Primária participantes do Programa Mais Médicos. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2018 [citado em 11 de janeiro de 2020]; 26: e3018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692018000100334&l ng=en. Epub Aug 09, 2018. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2731.3018.

Arruda GMMS, Barreto ICHC, Ribeiro KG, Frota AC. O desenvolvimento da colaboração interprofissional em diferentes contextos de residência multiprofissional em Saúde da Família. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2017 [citado em 11 de janeiro de 2020]; 22(Suppl 1): 1309-23. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501309&l ng=p. 07--2017. https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0859

Perego MG. Aprendizagens compartilhadas na residência multiprofissional em saúde [Dissertação on the Internet]. São Paulo: Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); 2015 [cited 2020 May 18]. 118 s. Available from: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46928 Mestrado.

Casanova IA, Batista NA, Ruiz‑Moreno L. Formação para o trabalho em equipe na residência multiprofissional em saúde. ABCS Health Sci. [Internet]. 21º de dezembro de 2015 [citado 18º de maio de 2020];40(3). Disponível em: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/800

Cardoso AC, Corralo DJ, Krahl M e Alves LP. O estímulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Rev. ABENO [online]. 2015 [citado em 11 de janeiro de 2020]; 15(2): 12-19. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/93.

Câmara Ana Maria Chagas Sette, Grosseman Suely, Pinho Diana Lúcia Moura. Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores. Interface (Botucatu). 2015 [citado em 20 de abril de 2020]; 19( Suppl 1 ): 817-829. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500817&l ng=en. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0940.

Adolpho CVT, Dias IMAV, Aveiro MC, de Vasconcelos ACF. A percepção do usuário sobre a abordagem de uma equipe de residentes multiprofissionais. Saúde debate [Internet]. 2015 [citado em 11 de janeiro de 2020]; 39(107): 1117-26. Disponível em:: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042015000401117&l ng=en. https://doi.org/10.1590/0103-110420161070517

Matuda, Caroline Guinoza. Cooperação interprofissional: percepções de profissionais da Estratégia Saúde da Família no município de São Paulo (SP). Dissertação de Mestrado em Serviços de Saúde Pública, São Paulo:Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo,2012 [citado em 11 de janeiro de 2020]. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-26102012-102123/pt-br.php.

Arnemann CT, Kruse MHL, Gastaldo D, Jorge ACR, Silva AL, Margarites AGFreitas et al. Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional: interface com a interprofissionalidade. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [citado em 11 de janeiro de 2020]; 22( Suppl 2 ): 1635-46. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601635&l ng=pt. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0841. 40

Almeida RGS, Teston EF, Medeiros AA. A interface entre o PET-Saúde/Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Saúde debate [Internet]. 2019 [citado em 11 de janeiro de 2020]; 43(spe1): 97-105. Dsponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019000500097&l ng=en. Epub Sep 16, 2019. https://doi.org/10.1590/0103-11042019s108. 41

França Tania, Magnago Carinne, Santos Maria Ruth dos, Belisário Soraya Almeida, Silva Cláudia Brandão Gonçalves. PET-Saúde/GraduaSUS: retrospectiva, diferenciais e panorama de distribuição dos projetos. Saúde debate. 2018 [citado em 20 de abril de 2020] ; 42( spe2 ): 286-301. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042018000600286&l ng=en. https://doi.org/10.1590/0103-11042018s220. 42

Silva Jaqueline Alcântara Marcelino da, Peduzzi Marina, Orchard Carole, Leonello Valéria Marli. Educação interprofissional e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde*. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2015 [citado em 11 de janeiro de 2020]; 49(spe2): 16-24. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800016&l ng=pt. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000800003.

Previato Giselle Fernanda, Baldissera Vanessa Denardi Antoniassi. A comunicação na perspectiva dialógica da prática interprofissional colaborativa em saúde na Atenção Primária à Saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [citado 2020 Maio 18] ; 22( Suppl 2 ): 1535-1547. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601535&lng=pt. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0647.

Bispo Júnior José Patrício, Moreira Diane Costa. Cuidado colaborativo entre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e as equipes apoiadas. Physis [Internet]. 2018 [cited 2020 Apr 20] ; 28( 3 ): e280310. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312018000300605&l ng=en. Epub Oct 08, 2018. https://doi.org/10.1590/s0103-73312018280310.

Lago Luana Pinho de Mesquita, Matumoto Silvia, Silva Simone Santana da, Mestriner Soraya Fernandes, Mishima Silvana Martins. A análise de práticas profissionais como dispositivo para a formação na residência multiprofissional. Interface (Botucatu). 2018 [citado em 10 de janeiro de 2020] ; 22( Suppl 2 ): 1625-1634. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601625&l ng=en. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0687.

Ely LI, Toassi RFC. Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [citado em 10 de janeiro de 2020]; 22(Suppl 2): 1563-75. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601563&l ng=en. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0658.

Farias Danyelle Nóbrega de, Ribeiro Kátia Suely Queiroz Silva, Anjos Ulisses Umbelino dos, Brito Geraldo Eduardo Guedes de. (2018). Interdisciplinaridade e interprofissionalidade na estratégia saúde da família. Trabalho, Educação e Saúde, 16(1), 141-162. Epub 11 de dezembro de 2017.https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00098

Ministério da Saúde(Brasil). Relatório final da oficina de alinhamento conceitual sobre educação e trabalho interprofissional em saúde, 2017 [citado em 11 de janeiro de 2020.] Disponível em: https://www.educacioninterprofesional.org/sites/default/files/fulltext/2018/pub_relatoria_eip_bra_2017_po.pdf. 43

Barr H. Toward a theoretical framework for interprofessional education. J Interprof Care. 2013;27(1):4‐9. doi:10.3109/13561820.2012.698328

Faquim Juliana Pereira da Silva, Frazão Paulo. Percepções e atitudes sobre relações interprofissionais na assistência odontológica durante o pré-natal. Saúde debate.. 2016 [citado em 21 de abril de 2020]; 40(109): 59-69. Disponível em:: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042016000200059&lng=en. https://doi.org/10.1590/0103-1104201610905.

Reeves S, Lewin S, Espin S, Zwarenstein M. Interprofessional teamwork for health and social care. Oxford: Wiley-Blackwell; 2010.

SILVA, Michelle Almeida; et al. Competências emocionais como dispositivo para Integralização do cuidado em saúde: contribuições para o trabalho interprofissional. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 10, n. 2, p. 226-239, agosto, 2019. Disponível em: file:///D:/Users/Casa%20do%20Computador/Downloads/31997-185091-1-PB.pdf. Acesso em: 11 de janeiro de 2020.

Lima Patrícia Acioli de Barros, Rozendo Célia Alves. Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-PET-Saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2015 [cited 2020 May 13] ; 19( Suppl 1 ): 779-791. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500779&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0542.

Gadotti M, Antunes, A, Abreu J , Padilha PR, organizadores EaD freiriana [livro eletrônico]:artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso A escola dos meus sonhos ministrado pelo professor,: São Paulo: Ed.Instituto Paulo Freire, 2018. Disponível: https://www.paulofreire.org/download/eadfreiriana/E-book_A_Escola_dos_meus_Sonhos.pdf Acesso em 16 de maio de 2020 ISBN 978-85-60867-23-3

Toassi RFC org. Interprofissionalidade e formação na saúde : onde estamos? [recurso eletrônico] Porto Alegre: Rede UNIDA, 2017. Disponível: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-vivencias-em-educacao-na-saude/vol-06-interprofissionalidade-e-formacao-na-saude-pdf Acesso: 15 de amio de 2020. ISBN: 978-85-66659-93-1 DOI: 10.18310/ 9788566659931

Pessoa Fernando. Livro do desassossego. Lisboa: Editora: Luso Livros: uma nova forma de ler. Disponível: http://www.luso-livros.net/. Acesso: em 13 de maio de 2020.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

Müller, J. L., Brustulin, N., Paz, P. de O., Kaiser, D. E., & Duarte, Êrica R. M. (2022). A prática interprofissional e a formação dos profissionais de saúde: uma revisão integrativa. aúde m edes, 8(sup1), 15–35. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup1p15-35

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)