EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA: espaço de produção de cuidado e trabalho interprofissional
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n2p73-82Palavras-chave:
Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Atenção Primária à Saúde.Resumo
A Atenção Primária à Saúde apresenta-se como um setor de destaque para ações de Educação em Saúde, sobretudo nos momentos de sala de espera. O presente escrito trata-se de um relato de experiência que objetiva problematizar os momentos de Educação em Saúde nas salas de espera como espaços de produção de cuidado e trabalho interprofissional. As ações ocorreram em duas Unidades de Saúde da Família da cidade de Barreira, Bahia, no período de 1 ano com os acadêmicos dos cursos da saúde vinculados ao Programa de Educação para o Trabalho em Saúde Interprofissionalidade da Universidade Federal do Oeste da Bahia. A partir do diálogo dos discentes do programa com a equipe das unidades participantes, definiram-se temas que abordaram saúde da mulher e do homem, doenças crônicas, saúde mental, hábitos de vida, planejamento familiar, entre outros. Foram utilizadas metodologias como encenações teatrais, dinâmicas e rodas de conversa. Essas atividades não só possibilitaram encontros de saberes como também transformações na maneira de pensar a formação e o aprendizado. Percebeu-se que as atividades de extensão passaram a cumprir seu papel político em interface com o ensino e a pesquisa. Um dos grandes desafios enfrentados nas ações foi o compromisso com uma abordagem integral do sujeito. A Educação em Saúde, nas salas de espera, pode ser consolidada como uma prática de produção de cuidado em saúde. Por intermédio dela, é possível fornecer um cuidado territorializado, estimulando o trabalho interprofissional e a participação social.Referências
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