Educação em saúde na Estratégia Saúde da Família: Saberes e práticas de enfermeiros – Revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n1p233-247

Palavras-chave:

Enfermeiros e enfermeiras, educação em saúde, Estratégia Saúde da Família

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é caracterizar o conteúdo das produções científicas em relação aos saberes e práticas de enfermeiros e enfermeiras acerca da educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família. Foi realizada uma revisão integrativa de literatura que se utilizou dos descritores ‘enfermeiros e enfermeiras’, ‘educação em saúde’ e ‘Estratégia Saúde da Família’, com a busca no portal da Biblioteca Virtual em Saúde encontrando-se inicialmente 203 estudos e, a partir dos critérios de inclusão (textos disponíveis e completos e sem duplicidade), oito artigos compuseram a amostra, com síntese destes em tabela e posteriormente representados em duas categorias – ‘Educação em saúde – Saberes de enfermeiros e enfermeiras da Estratégia Saúde da Família’ e ‘Do discurso à prática: Paradoxos e barreiras na educação em saúde’.  Apesar dos estudos apontarem que estes profissionais consideram a educação em saúde como um momento ímpar para o empoderamento dos usuários, suas práticas não condizem com a construção desse fenômeno, inclusive, considerando as metodologias aplicadas pelos profissionais, identificadas ainda numa perspectiva de educação tradicional e bancária.

Biografia do Autor

Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Marinho, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Olga Maria de Alencar, Universidade Estadual do Ceará.

Enfermeira. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) - UECE.

André Ribeiro de Castro Júnior, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP - CE).

Enfermeiro. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC).Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP - CE).

Maria Rocineide Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Saúde Coletiva pela associação ampla - Universidade Estadual do Ceará / Universidade de Fortaleza / Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de graduação em enfermagem da UECE. Docente dos Programas de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), Saúde Coletiva (PPSAC) e do Mestrado Profissional da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) - UECE.Estágio pós-doutoral em andamento pela Universidade de Campinas (UNICAMP) - São Paulo.

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Publicado

2022-05-10

Como Citar

Alexandre de Sá Barreto Marinho, M. N., de Alencar, O. M., Ribeiro de Castro Júnior, A., & Ferreira da Silva, M. R. (2022). Educação em saúde na Estratégia Saúde da Família: Saberes e práticas de enfermeiros – Revisão integrativa. aúde m edes, 8(1), 233–247. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n1p233-247

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