Narrativas do enfrentamento a COVID-19: resultados de uma ação de extensão a acadêmicos de enfermagem no extremo Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2Supp133-143Resumo
Este estudo buscou relatar as experiências obtidas por docentes integrantes de um projeto extensionista de enfrentamento a Covid-19 no extremo Norte do Brasil. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo reflexivo construído a partir da vivência de docentes do Curso de Enfermagem e de enfermeiros colaboradores da UFRR em um Projeto de Extensão. Os resultados advindos foram estruturados nos três eixos compuseram o projeto de extensão, Estratégia EAD; treinamento prático dos acadêmicos de enfermagem no enfrentamento a Covid-19; e o acadêmico no campo de atuação. No eixo EAD as experiências docentes expressaram insegurança na utilização da tecnologia digital; desafios em estimular a participação dos discentes nas atividades; responsabilidade em selecionar os materiais de base para a construção do referencial teórico; e maior autonomia por parte dos alunos. No eixo presencial a participação discente estimulou o desenvolvimento do raciocínio clínico e aprimoramento das técnicas ao aplicar os descritos na literatura e as explicações da docente, sem prejuízo os preceitos éticos e da biossegurança. E no eixo de avaliação do aluno em campo de estágio as experiências evidenciaram dificuldades no processo de articulação com o cenário das práticas; inobservâncias das diretrizes ministeriais; e o medo dos acadêmicos e de seus familiares pelo risco de adoecimento. Conclui-se que as atividades realizadas, além de proporcionar a aprendizado aos discentes, preconizou o fortalecimento da estruturação da rede ensino e serviço; colaborou para a formação de futuros profissionais de saúde e qualificação dos docentes em estratégias EAD.Referências
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