Relação entre planejamento didático e círculo de cultura: experiência com grupo de idosos hipertensos
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n3p115-127Palavras-chave:
Educação em Saúde, Planejamento em Saúde, Metodologia, Letramento em Saúde.Resumo
Introdução: As ações educativas planejadas devem ser aplicadas em todos os níveis de complexidade da atenção à saúde. O Círculo de Cultura, exemplo de ação, visa facilitar o diálogo, terreno válido para reflexão-ação na construção coletiva de uma proposta sistematizada para educação em saúde. Objetivo: Analisar a relação entre o planejamento didático e as etapas do Círculo de Cultura realizado com idosos hipertensos de uma Estratégia de Saúde da Família. Método: Estudo qualitativo, quase experimental, realizado com 60 idosos, avaliados quanto ao letramento em saúde e a adesão ao tratamento hipertensivo antes e depois das intervenções educativas. Resultados: Os resultados demonstraram o planejamento didático na metodologia do Círculo de Cultura, cujo diagnóstico situacional é feito na etapa de investigação temática, o planejamento é realizado durante a tematização, a problematização corresponde à execução e a avaliação é uma etapa presente nos dois métodos. Obteve-se ao fim da investigação a melhora na adesão ao tratamento e consistentes mudanças no estilo de vida dos idosos por meio das intervenções educativas realizadas. Conclusão: O Círculo de Cultura é uma importante ferramenta para a promoção da saúde na atenção primária, pois permite a dialogicidade e favorece o empoderamento do usuário.Referências
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