Relação entre planejamento didático e círculo de cultura: experiência com grupo de idosos hipertensos

Autores

  • Fernanda Moura Borges Universidade Federal do Piauí
  • Fabiana Neves Lima Universidade Federal do Piauí
  • Hilda Maria Martins Bandeira Universidade Federal do Piauí
  • Maria do Socorro Leal Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Ana Larissa Gomes Machado Universidade Federal do Piauí
  • Neiva Francenely Cunha Vieira Universidade Federal do Ceará
  • Ana Roberta Vilarouca Silva Universidade federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n3p115-127

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Planejamento em Saúde, Metodologia, Letramento em Saúde.

Resumo

Introdução: As ações educativas planejadas devem ser aplicadas em todos os níveis de complexidade da atenção à saúde. O Círculo de Cultura, exemplo de ação, visa facilitar o diálogo, terreno válido para reflexão-ação na construção coletiva de uma proposta sistematizada para educação em saúde. Objetivo: Analisar a relação entre o planejamento didático e as etapas do Círculo de Cultura realizado com idosos hipertensos de uma Estratégia de Saúde da Família. Método: Estudo qualitativo, quase experimental, realizado com 60 idosos, avaliados quanto ao letramento em saúde e a adesão ao tratamento hipertensivo antes e depois das intervenções educativas. Resultados: Os resultados demonstraram o planejamento didático na metodologia do Círculo de Cultura, cujo diagnóstico situacional é feito na etapa de investigação temática, o planejamento é realizado durante a tematização, a problematização corresponde à execução e a avaliação é uma etapa presente nos dois métodos. Obteve-se ao fim da investigação a melhora na adesão ao tratamento e consistentes mudanças no estilo de vida dos idosos por meio das intervenções educativas realizadas. Conclusão: O Círculo de Cultura é uma importante ferramenta para a promoção da saúde na atenção primária, pois permite a dialogicidade e favorece o empoderamento do usuário.

Biografia do Autor

Fernanda Moura Borges, Universidade Federal do Piauí

Mestra em Saúde e Comunidade - UFPI/ Teresina. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - CSHNB/ Picos - PI (2017); Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva - GPeSC/ Saúde do adulto. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde e Comunidade PPGSC/ Saúde coletiva. Atuou como bolsista CAPES (2019 - 2020). Atuou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ pelo Edital 2016/2017. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em Saúde do adulto e do Idoso, Pesquisa em Enfermagem, Enfermagem em Atenção Primária à Saúde , Educação e Promoção em Saúde.

Fabiana Neves Lima, Universidade Federal do Piauí

Mestra em Saúde e Comunidade pela Universidade Federal do Piauí, Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí.

Hilda Maria Martins Bandeira, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí, Graduada em Pedagogia/Magistério pela Universidade Federal do Piauí.

Maria do Socorro Leal Lopes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestra pela Universidade Federal do Piauí, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí.

Ana Larissa Gomes Machado, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Enfermagem, Mestra em Cuidados Clínicos em Saúde e Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará, Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará.

Neiva Francenely Cunha Vieira, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Health Education pela Universidade de Bristol, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

Ana Roberta Vilarouca Silva, Universidade federal do Piauí

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Borges, F. M., Lima, F. N., Bandeira, H. M. M., Lopes, M. do S. L., Machado, A. L. G., Vieira, N. F. C., & Silva, A. R. V. (2021). Relação entre planejamento didático e círculo de cultura: experiência com grupo de idosos hipertensos. aúde m edes, 7(3), 115–127. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n3p115-127

Edição

Seção

Artigos Originais