Recursos audiovisuais como ferramenta de ensino da segurança do paciente: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup1p141-159Palavras-chave:
tecnologia educacional, segurança do paciente, recursos audiovisuais, filmes e vídeos educativos.Resumo
Resumo Objetivo: Apresentar resultados de uma revisão integrativa da literatura nacional e internacional sobre o uso de tecnologias educacionais com mídias audiovisuais para o ensino da segurança do paciente. Fonte de dados: Foram analisados artigos publicados de 2010 a 2020 a partir da seleção nas bases de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) via Biblioteca Virtual de Saúde, Medline via PubMed-NCBI, Scopus e a CINAHL. Resumo das conclusões: A amostra final foi composta de oito estudos. Foram identificadas três modalidades de tecnologias educacionais audiovisuais. Se apropriar destas ferramentas no ensino da Segurança do Paciente, com uso de cenários por exemplo, onde o indivíduo se enxerga como parte de um todo, tornar-se-ia uma oportunidade de qualificar os profissionais e estudantes da saúde, e quiçá fomentar uma assistência mais segura, reduzindo a cultura punitiva ainda presente e melhorando a comunicação efetiva entre a equipe multidisciplinar.Referências
Brasil. Portaria n.529, de 1 de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) [online]. Brasília: Ministério da Saúde; 2013 [Acesso em 3 de jan 2020]. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0529_01_04_2013.html 2/4
Esmeraldo A; Balbino A; Alves M; Carvalho L; Santos M; Oliveira N. Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente. Rev. RENE [online] 2014. [Acesso 22 de nov 2019]; 15(1): 158-165. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3108
Silva D; Carreiro, F; Mello, R. Tecnologias educacionais na assistência de enfermagem em educação em saúde: revisão integrativa. Rev. enferm. UFPE [online] 2017. [Acesso 20 de nov 2019]; 11(2): 1044-1051. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/13475/16181
Brasil. Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente [online]. Brasília: Ministério da Saúde; 2014 [Acesso em 26 out 2019]. Disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf
Costa D; Silva R; Lima V; Ribeiro E. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da saúde 2001-2004: análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interface- Comunicação, Saúde, Educação [Online] 2018. [Acesso em 24 de nov 2019]. Disponível em: https://scielosp.org/article/icse/2018.nahead/10.1590/1807-57622017.0376/
WHO. Patient Safety Curriculum Guide: multi-professional edition. [online] 2011. Malta:WHO; 2011. [Acesso em 24 de nov 2019]. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44641/9789241501958_eng.pdf?sequence=1
Gallotti-Daud RM; Morinaga CV; Rodrigues MA; Velasco IT; Martins MA; Tiberio IC. Um novo método para avaliar as competências de segurança do paciente durante um estágio na faculdade de medicina usando um exame clínico estruturado objetivo. Clínicas [Online] 2011. [Acesso em 28 de nov 2019]; 66(7): 1209-1215. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-59322011000700015)
Contreras PEO; Ellensohn RM; Barin CS. Produção de vídeos na perspectiva da aprendizagem multimídia. Renote- Novas tecnologias da Educação [Online] 2017. [Acesso em 28 de nov 2019]; 15(2); 01-10. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/79197/46077.
Araújo APF; Chaves EV A elaboração e o uso de videoaulas no ensino de ciências: uma experiencia significativa no processo de formação docente. Public Knowledge Project [Online] 2015 [Acesso em 29 de nov 2019]; 5; 01-05. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/193/189
Mendes KDS; Silveira R; Galvão C. Revisão integrativa: Método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto e Contexto – Enfermagem [Online] 2005. [Acesso 20 de nov 2019]; 17(4): 758–764. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018
Grupo Anima Educação. Manual de Revisão Bibliográfica Sistemática Integrativa: A pesquisa baseada em evidências [Online] 2014. [Acesso em 20 de nov 2019]. Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2019/06/manual_revisao_bibliografica-sistematica-integrativa.pdf
Frutoso IS; Doimo TMA; Marqui R; Contrin LM; Ribeiro RCHM; Werneck AL. Criação de um ambiente virtual de aprendizagem em terapia intensiva. Rev enferm UFPE [Online] 2019. [Acesso em 19 de dez 2019]; 13(5): 1278-1287. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i05a238907p1278-1287-2019
Peixoto MCL. Gerenciamento de segurança do cuidado do paciente em cenário hospitalar (produção de vídeo educativo para prevenção e notificação de eventos adversos). Tese de Mestrado Profissional. Niterói: Universidade Federal Fluminense; 2019.
Massaroli A; Pellenz GM; Kooke K; Bitencourt JVOV; Soares GOP; Conceição VM; Souza SS; Maestri E. Identificação segura: o uso de vídeos como estratégia educativa. Rev enferm UFPE [Online] 2019. [Acesso em 16 de dez 2019]; 13(2): 526-531. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i02a238588p526-525-2019
Campos DC. Elaboração e validação de vídeo educativo para prevenção de queda em criança hospitalizada. Tese de Mestrado Profissional. Niterói: Universidade Federal Fluminense; 2019.
Opsahl AG; Ebright P; Cangany M; Lowder M; Scott D; Shaner T. Outcomes of Adding Patient and Family Engagement Education to Fall Prevention Bundled Interventions. J Nurs Care Qual [Online] 2017. [Acesso em 30 de dez 2019]; 32(3): 252-258. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27662462/
Lobos BM; Vergara NF. Efecto de un programa de intervención educativa sobre el conocimiento de seguridad de pacientes en estudiantes de pregrado de enfermería. Ciência e Enfermagem [Online] 2017. [Acesso em 30 de dez 2019]; 23(1): 97-108. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/cienf/v23n1/0717-9553-cienf-23-01-00097.pdf
Chu TL Wang J; Lin HL; Lee HF; Lin CT; Cheih LY; Sung YC; Lin YE. Multimedia-assisted instruction on pain assessment learning of new nurses: a quasiexperimental study. BMC – Medical Education [Online] 2019. [Acesso em 17 de dez 2019]; 19-68. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/331508449_Multimedia-assisted_instruction_on_pain_assessment_learning_of_new_nurses_A_quasi-experimental_study
Bawert A; Holzinger A. Practice makes perfect! Patient safety starts in medical school: Do instructional vídeos improve clinical skills and hygiene procedures in undergraduate medical students?. GMS Journal For Mediccal Education [Online] 2019. [Acesso em 28 de dez 2019]; 36(2): 01-12. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6446472/
Santi L; Araújo GS; Coelho MMMV; Cardoso MC; Nishi L. Metodologia Interativa e Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Melhoria no Desempenho Acadêmico no Ensino Superior. Revista Ada Lovelace [Online] 2018. [Acesso em 23 jan 2020]; 2:06-1. Disponível em: http://45.4.96.34/index.php/adalovelace/article/view/4639
Masetto, Marcos T. O Professor na Hora da Verdade. 1.ed. São Paulo: Avercamp, 2010.
Moran J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens [Online] 2015. [Acesso em 25 jan 2020]; 2:15-33. Disponível em:http://www2.eca.usp.br/moran/wp-ontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf
Werneck A,; Frutuoso I; Doimo T; Marqui R; Contrin L; Mendonça-Ribeiro R. Desenvolvimento e Implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para Educação Continuada em Terapia Intensiva. Journal of Nursing UFPE [Online] 2019. [Acesso em 10 jan 2020]; 13(5): 1278-1287. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/238907
Filatro, Andrea; Cairo, Sabrina. Produção de Conteúdos Educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
Wanderlei PN; Montagna E. Formulação, desenvolvimento e avaliação de um curso a distância para acreditação em segurança do paciente. Einstein [Online] 2018. [Acesso em 11 jan 2020]; 16(2): eGS4316. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-45082018GS4316
Bamam C. Design de livros didáticos digitais considerações centradas no usuário. 2017 [Acesso em 20 dez 2019]. Natal: IFRN; 2017. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1502
Fofonca E; Brito GS; Estevam M; Camas NPV. Metodologias pedagógicas inovadoras (contextos da educação básica e da educação superior). 2018 [Acesso em 25 dez 2019]. Curitiba: Editora IFPR; 2018. Disponível em: https://reitoria.ifpr.edu.br/e-book-metodologias-pedagogicas-inovadoras-v-1_editora-ifpr-2018/
Lima VS; Azevedo NAA; Guimarães JMX; Pereira MM; Neto JÁ; Souza LM; Pequeno AMC; Sousa MS. Produção de vídeo-educacional: estratégia de formação docente para o ensino na saúde. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde [Online] 2019. [Acesso em 15 jan 2020]; 13(2): 428-438. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33800
Salvador PTCO; Martins CCF; Costa KY; Santos VEP. Análise de vídeos do youtube sobre eventos adversos em saúde. Revista Mineira de Enfermagem [Online] 2014. [Acesso em 19 jan 2020]; 18(4): 830-837. Disponível em: https://www.reme.org.br/artigo/detalhes/966
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2018 ed. 56. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com os direitos de publicação para o periódico. Este periódico é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no link a seguir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).