Recursos audiovisuais como ferramenta de ensino da segurança do paciente: uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup1p141-159

Palavras-chave:

tecnologia educacional, segurança do paciente, recursos audiovisuais, filmes e vídeos educativos.

Resumo

Resumo Objetivo: Apresentar resultados de uma revisão integrativa da literatura nacional e internacional sobre o uso de tecnologias educacionais com mídias audiovisuais para o ensino da segurança do paciente. Fonte de dados: Foram analisados  artigos publicados de 2010 a 2020 a partir da seleção nas bases de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) via Biblioteca Virtual de Saúde,   Medline via PubMed-NCBI, Scopus e a CINAHL. Resumo das conclusões: A amostra final foi composta de oito estudos. Foram identificadas três modalidades de tecnologias educacionais audiovisuais. Se apropriar destas ferramentas no ensino da  Segurança do Paciente, com uso de cenários por exemplo, onde o indivíduo se enxerga como parte de um todo, tornar-se-ia uma oportunidade de  qualificar os profissionais e estudantes da saúde, e quiçá fomentar uma assistência mais segura, reduzindo a cultura punitiva ainda presente e melhorando a comunicação efetiva entre a equipe multidisciplinar. 

Biografia do Autor

Débora Cristina Mendonça de Andrade, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense.

Enfermeira, Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde-MPES-UFF. Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ), Brasil.

Claudia Maria Messias, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense.

Enfermeira, Professora Doutora (Pós-Doutora), Departamento Materno Infantil e Psiquiatria, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ), Brasil. 

Paula Mendes Marinho, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense.

Acadêmica de enfermagem. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ), Brasil. 

Ana Karine Ramos Brum, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense.

Enfermeira, Professora Doutora (Pós-Doutora), Departamento de Fundamentos em Enfermagem e Administração, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ), Brasil.

Érica Brandão de Moraes, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense.

Enfermeira, Professora Doutora,  Docente do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial - MPEA/UFF.  Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ), Brasil. 

Doralice das Graças de Melo Calvo, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense.

Terapeuta Ocupacional, Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde-MPES-UFF. Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ), Brasil.

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

de Andrade, D. C. M., Messias, C. M., Marinho, P. M., Brum, A. K. R., de Moraes, Érica B., & Calvo, D. das G. de M. (2022). Recursos audiovisuais como ferramenta de ensino da segurança do paciente: uma revisão integrativa da literatura. aúde m edes, 8(sup1), 141–159. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup1p141-159

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