O teleatendimento na Atenção Primária à Saúde em tempos de pandemia da COVID-19: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n3p465-477

Resumo

Objetivo: descrever as atividades de teleatendimento desenvolvidas como estratégias de assistência à saúde pelos Residentes em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade (UERN/PMM), diante do cenário da pandemia do Novo Coronavírus e pela ótica da Residente em Fisioterapia. Método: estudo qualitativo do tipo relato de experiência. Resultados e Discussões: Os serviços de APS tiveram que readaptar seu processo de trabalho e rotinas para atender às necessidades impostas pela pandemia de COVID-19. O teleatendimento é realizado por todos os profissionais residentes da UBS de acordo com cada categoria e de forma multiprofissional. Se dá por meio de um aparelho celular com acesso à internet e linha telefônica, podendo ocorrer através de ligações e/ou mensagens de texto em aplicativo de mensagens. Os atendimentos são direcionados conforme a demanda, no âmbito da fisioterapia, os mais diversos distúrbios traumato/ortopédicos são as situações mais assistidas. Conclusão: O contexto pandêmico exigiu uma readaptação dos serviços prestados pela ESF e pelos profissionais da Residência Multiprofissional. A estratégia do teleatendimento permite a segurança dos usuários e profissionais em um contexto de fragilização ao mesmo tempo que atingiram um público amplo e vulnerável, em contrapartida suprimi o contato manual, ferramenta importante do fisioterapeuta e dos demais profissionais da saúde.

Biografia do Autor

FRANCISCA JERBIANE SILVA COSTA, UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

FISIOTERAPEUTA RESIDENTE EM ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE

KALIDIA FELIPE DE LIMA COSTA, UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

ENFERMEIRA, DOUTORA EM CUIDADOS CLÍNICOS EM ENFERMAGEM E SAÚDE (PPCCLIS/UECE), DOCENTE DA FACULDADE DE ENFERMAGEM (FAEN/UERN).

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

COSTA, F. J. S., & DE LIMA COSTA, K. F. (2022). O teleatendimento na Atenção Primária à Saúde em tempos de pandemia da COVID-19: um relato de experiência. aúde m edes, 8(3), 465–477. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n3p465-477

Edição

Seção

Relato de Experiência