COMPETÊNCIAS, MOTIVAÇÕES E FORMAÇÃO DE PRECEPTORES DE GRADUAÇÃO NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n3p71-84

Palavras-chave:

Preceptoria. Atenção Primária à Saúde. Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo foi revelar as competências, as motivações e a formação para o exercício da preceptoria, a partir da perspectiva de preceptores de graduação no âmbito da APS, no município de São Paulo/SP.Metodologia: Trata-se de um estudo analítico-interpretativo de abordagem qualitativa. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com 14 preceptores examinadas pela análise de conteúdo temática.Resultados: Identificou-se um perfil cuja competência mais frequentemente relatada é a pedagógica, a qual pode ser desenvolvida através de formação para preceptoria. Dentre alguns fatores motivacionais para o exercício da função, a troca de aprendizado é a mais prevalente.Conclusão: Conclui-se que a formação em preceptoria é essencial para compor um perfil pedagógico adequado, conscientizando o profissional do seu papel de educador.

Biografia do Autor

Afonso Luís Puig Pereira, Hospital Israelita Albert Einstein

Cirurgião-dentista e coordenador dos cursos de atualização e pós-graduação em Odontologia na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), Especialista em Saúde Coletiva e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP)Dental surgeon and coordinator of update and postgraduate courses in Dentistry at Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), Specialist in Public Health and Master of Science from the University of São Paulo (USP)

Celso Zilbovicius, USP

Cirurgião dentista com especialização em Odontologia em Saúde Coletiva pela Faculdade de Saúde Pública da USP, mestrado e doutorado em Ciências Odontológicas com concentração em odontologia social pela Faculdade de Odontologia da USP . Professor do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da USP, onde ministra as disciplinas de Ciências Sociais em Saúde, Saúde Coletiva em Odontologia e Metodologia de Ensino para o Programa de mestrado profissional interunidades em formação interdisciplinar em saúde, do qual é atual vice coordenador.Dental surgeon with specialization in Dentistry in Public Health from the School of Public Health at Sao Paulo State University (USP), master and doctorate in Dental Sciences with a concentration in social dentistry from the Faculty of Dentistry of USP. Professor at the Department of Social Dentistry at USP's School of Dentistry, where he teaches the disciplines of Social Sciences in Health, Community Dentistry and Public Health and Teaching Methodology for the inter-professional professional master's program in interdisciplinary training in health, of which he is currently deputy coordinator.

Leonardo Carnut, UNIFESP

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e é vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde (PPGECS). Tem pós-doutorado em Saúde Pública (Ciências Sociais e Humanas em Saúde) pela Universidade de São Paulo (USP); Adjunct Professor at the Federal University of São Paulo (UNIFESP) and is deputy coordinator of the Postgraduate Program in Health Sciences Teaching (PPGECS). He has a post-doctorate in Public Health (Social and Human Sciences in Health) from the University of São Paulo (USP).

Valeria Marli Leonello, USP

Enfermeira, Professora e Pesquisadora. Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1999). Mestrado em Enfermagem pela EEUSP (2007) e Doutorado em ciências, área de concentração cuidado em saúde (2012) pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Professora Associada (Livre-Docente) do Departamento de Orientação Profissional da EEUSP. Líder do Grupo de Pesquisa "Gestão e Educação em Saúde e Enfermagem na Perspectiva Colaborativa Interprofissional". Coordenação e participação em projetos de pesquisa nas áreas de educação interprofissional em saúde, ensino por competência e processo de trabalho em saúde, na perspectiva interprofissional. Tutora no Programa Educação pelo Trabalho na Saúde (PET-Saúde/ 2019-2021). Membro da Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS)Nurse, Professor and Researcher. Graduation in Nursing from the State University of Campinas (UNICAMP) (1999). Master's Degree in Nursing from School of Nursing at the University of São Paulo (EEUSP). Doctorate in Sciences, area of concentration in health care (2012) by EEUSP. Full Professor in the Department of Professional Guidance of the EEUSP. Research Group Lider "Management and Education in Health and Nursing in the Interprofessional Collaborative Perspective". Coordination and participation in research projects in the areas of interprofessional education in health, teaching by competence and health work process, from an interprofessional perspective. Tutor in the Education through Work in Health Program (PET-Saúde / 2019-2021). Member of the Brazilian Network of Education and Interprofessional Work in Health (ReBETIS).

Graciela Soares Fonsêca, UFFS

Especialista em Preceptoria no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Sírio Libanês.Mestre e doutora em Ciências Odontológicas pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP).Pós-doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).Docente de Saúde Coletiva do curso de medicina da UFFS/campus ChapecóSpecialist in Preceptorship at SUS by the Institute of Education and Research (IEP) of Sírio Libanês.Master and PhD in Dental Sciences from the Faculty of Dentistry of the University of São Paulo (FOUSP).Post-doctorate in Public Health from the Faculty of Public Health of the University of São Paulo (FSP / USP).Professor of Collective Health of the medical course at UFFS / campus Chapecó

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Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Artigos Originais