O cuidado e a formação como lugar de invenção na atuação de terapeutas ocupacionais no NASF
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n1p145-160Palavras-chave:
Palavras chaves, Terapia Ocupacional, Atenção primária à saúde, cuidado, formação profissional em saúde.Resumo
Objetivos: Este relato de pesquisa visa discutir e analisar sobre a formação e o cuidado na prática de terapeutas ocupacionais no NASF, compreendendo o “cuidar” em suas diversas manifestações humanas, e a formação baseada no fazer criativo, na experiência dos processos organizacionais de trabalho, nas relações interpessoais e atos cuidadores. Metodologia: O procedimento metodológico consiste numa pesquisa qualitativa de caráter descritivo exploratória. O grupo participante do estudo foi composto de oito terapeutas ocupacionais atuantes no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e atenção básica. Para a produção de dados utilizou-se o grupo focal, que consiste no debate racional entre pessoas de características em comum, cuja produção de dados objetiva a compreensão das percepções, atitudes, pontos de vistas, opiniões e as representações sociais advindas do grupo. Para a análise empregou-se o discurso do sujeito coletivo no qual se fundamenta na teoria da representação social objetivando a representação do pensamento coletivo para tanto se estrutura em ancoragem, ideia central, expressões chaves e o discurso coletivo. Conclusão: A formação aconteceu no fazer cotidiano, entre dificuldades, desafios e sentimentos de querer produzir saúde e vida, transpondo o reducionismo dos currículos para um olhar em direção as singularidades, apartando-se da concepção biomédica por intermédio das tecnologias leves de cuidado. Dentro do cotidiano dos serviços de saúde, as profissionais foram criando linhas de fuga para interrogar o instituído, e estabelecer instituinte de novos sentidos e práticas de cuidado que ressignificaram o fazer humano, a saúde e o cotidiano dos sujeitos.Referências
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