Produções em rede e redes em defesa da vida: esperançamentos no cotidiano do ensino e do trabalho em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n3p05-11

Palavras-chave:

Covid-19, Trabalho docente, Trabalho em saúde, Ensino das profissões da saúde, Educação permanente em saúde.

Resumo

O manuscrito descreve as produções da revista Saúde em Redes no ano de 2020, apresenta aspectos selecionados da conjuntura brasileira e mundial no âmbito da ciência e tecnologia em saúde e aponta questões para o trabalho docente e no sistema de saúde para os próximos anos.

Referências

Ceccim, Ricardo Burg, & Ferla, Alcindo Antônio. (2008). Educação e saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Trabalho, Educação e Saúde, 6(3), 443-456. https://doi.org/10.1590/S1981-77462008000300003

Luz Madel T.. Complexidade do campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e práticas - análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saude soc. [Internet]. 2009; 18(2): 304-311. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000200013.

Possa LB, Padilla M, Plentz LM, Gosch CS, Ferla AA. Linha de Cuidado em COVID-19: dispositivo para organização do trabalho, gestão e educação centrado no cuidado das pessoas nos territórios. Saúde em Redes. 2020;6(Supl.2). https://doi.org/10.18310/2446-48132020v6n2Suplem.3365g566

Porto, Mayla Yara. Uma revolta popular contra a vacinação. Cienc. Cult. [Internet]. 2003; 55(1): 53-54. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252003000100032&lng=en.

Hochman, Gilberto. Vacinação, varíola e uma cultura da imunização no Brasil. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2011; 16(2): 375-386. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000200002.

Mourelle, Thiago. Revolta da Vacina: desinformação ou rebelião justa? Temas Principais; 21 de Janeiro de 2020. Disponível em: http://querepublicaeessa.an.gov.br/temas/200-revolta-da-vacina.html Ferla A, Martino A, Merhy EL, Baptista GC, Schweickardt JC, Nicoli MA, Pereira MGA, Ferreira MR, Orozco-Valadares MA, Ceccim RB, Franco TB. Um paradoxo civilizatório: a pandemia como desafio ao ensino e trabalho na saúde e como afirmação das vidas. Saúde em Redes. 2020;6(Supl.2):1-6. DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-48132020v6n2.3215g478

Freire, Paulo. “Nós podemos reinventar o mundo". Entrevista com Moacir Gadotti. Nova Escola; 07 de março, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/266/paulo-freire-nos-podemos-reinventar-o-mundo#:~:text=A%20esperan%C3%A7a%20de%20que%20%C3%A9,define.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Ferla, A. A., Belloc, M. M., Cabral, K. V., & Baptista, G. C. (2021). Produções em rede e redes em defesa da vida: esperançamentos no cotidiano do ensino e do trabalho em saúde. aúde m edes, 6(3), 05–11. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n3p05-11

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>