Os desafios da enfermagem brasileira frente à Covid-19 em 2020: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp231-245

Palavras-chave:

Enfermagem, Infecções por coronavírus, Saúde Pública.

Resumo

Objetivo: analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre os desafios da enfermagem brasileira durante a pandemia do novo coronavírus em 2020. Método: trata-se de revisão integrativa, cuja coleta de dados foi realizada na plataforma Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Utilizaram-se os termos: Enfermagem AND Covid-19 AND dificuldades OR obstáculos. Resultados: foram selecionados 24 estudos. A análise dos artigos resultou em cinco unidades temáticas, a saber: I) déficit de profissionais de enfermagem; II) falta de equipamentos de proteção individual; III) dificuldade frente às mudanças de protocolo no enfrentamento da Covid-19; IV) agravos à saúde mental; e V) formação e atuação de novos profissionais da enfermagem. Conclusões: o estudo revelou que os desafios identificados são antigos e perduram culturalmente na profissão, e, com a pandemia, houve um agravamento.

Biografia do Autor

Raphael Florindo Amorim, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO); Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Indígena pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior (FARES); Graduado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre - ES (FAFIA); Professor do Magistério Superior e Coordenador do Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Roraima - UFRR. 

Kimberli Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Roraima

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Roraima.

Cíntia Freitas Casimiro, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Enfermeira. Doutora em Ciências pela UNIRIO. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatal pela FAMETRO. Atualmente é docente do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Coordenou duas turmas do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha, em parceria com a UFMG. Tem experiência na área de saúde da mulher e saúde da criança.

Paulo Sérgio da Silva, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012). Especialista em Processos de Mudança nos Serviços de Saúde e no Ensino Superior (2009) e Graduado em Enfermagem (2008), ambas cursadas no Centro Universitário Serra dos Órgãos. Atualmente é Professor Efetivo Adjunto A do Curso de Bacharelado em Enfermagem e Professor do quadro permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Mestrado Profissional da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Corpo e Saúde (GEPECS - certificado no CNPq pela Universidade Federal de Roraima). Membro filiado da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Amazonas.Os termos: Cuidado, Corpo, Ambientes/Espaços/Cenários de Ensinar e Cuidar presentes na sua produção científica estabelecem diálogos à luz da subjetividade com os domínios do conhecimento saúde e educação, dos quais convergem para área principal de atuação: Enfermagem.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Amorim, R. F., da Silva, K. R., Casimiro, C. F., & da Silva, P. S. (2021). Os desafios da enfermagem brasileira frente à Covid-19 em 2020: uma revisão integrativa. aúde m edes, 7(1Sup), 231–245. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1Supp231-245

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