Promoção de saúde e qualidade de vida dos universitários em tempos de pandemia: a experiência de um curso de extensão.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p197-209

Palavras-chave:

Educação para a Saúde, Promoção da Saúde, Saúde Coletiva, Qualidade de Vida. COVID 19, Comunicação em Saúde

Resumo

Objetivos: Este artigo apresenta o relato da experiência do curso/workshop RENASCERES®: saúde e qualidade de vida dos universitários em tempos de pandemia”, realizado em uma universidade federal no Estado de Minas Gerais (MG), que teve o objetivo de criar espaço de diálogo, acolhimento, escuta e de construção de alternativas mediante demandas discentes, decorrentes do período de pandemia de COVID-19. Objetivou também fomentar propostas para a ampliação das condições de saúde e da qualidade de vida dos universitários e de suas famílias. Métodos: O curso foi estruturado em cinco encontros virtuais, com formato de workshop, fundamentados na metodologia dialógica e no método de Círculo de Cultura, articulando o conteúdo teórico aliado às atividades práticas e ao cotidiano dos participantes. Resultados: Participaram do curso 77 pessoas, incluindo universitários de diferentes cursos de graduação e profissionais. As reflexões sobre saúde e qualidade de vida e o atual contexto de pandemia, bem como as atividades práticas geraram espaço de acolhimento, escuta-ativa, cuidado, acesso e troca de informações/novos conhecimentos. Conclusões: O curso/workshop possibilitou o reconhecimento da necessidade de investimentos em Promoção de saúde e qualidade de vida pelos participantes. Constatou-se, nesta atividade, a essencialidade do Método RENASCERES® como alternativa para dar suporte aos participantes nos cuidados em saúde, mudanças em suas rotinas e pilar para que as pessoas possam alcançar estilos de vida saudáveis.Palavras chave: Educação para a saúde; Promoção da saúde; Qualidade de vida; Covid-19; Saúde Coletiva; Comunicação em saúde.

Biografia do Autor

Rosane Aparecida de Sousa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Assistente Social,  Mestre, Doutora e Pós Doutora em Serviço Social. Professora Associada do o Departamento de  Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

Claudia Helena Juliao, UFTM

. Assistente Social. Especialista em Direitos Sociais. Especialista em Política Social. Mestre, Doutora e Pós Doutora em Serviço Social. Professora Associada do curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. Membro do Grupo Prolisabr.

Isadora Catananti Ardenghi-Andrade, UFTM - Membro do Grupo Prolisabr.

Assistente Social. Membro do Grupo Prolisabr.

Luis Saboga-Nunes, Membro do Grupo Prolisabr/UFTM Universidade de Educação de Freiburg, Alemanha.

Sociólogo. Mestre e Doutor Saúde Pública. Professor  Associado do Instituto de Sociologia da Universidade de Educação de Freiburg, Alemanha.

Jaine Oliveira Rodrigues, UFTM/Grupo Prolisabr

Discente do curso de Serviço Social da UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Referências

Pitombeira DF, Oliveira, LC. Pobreza e desigualdades sociais: tensões entre direitos, austeridade e suas implicações na atenção primária. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2020 [acesso em 2021 Ago 19];25(5):1699-1708. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/hxkLHrVqkZ5Hy6ZVK9pZmtb/?lang=pt. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232020255.33972019

CEPAL. Panorama social de america Latina [Internet]. Santiago: Organização das Nações Unidas; 2020 [acesso em 2021 Ago 19]. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/46687/8/S2100150_es.pdf.

Santos BS. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina; 2020.

Ministério da Saúde (BR). Política nacional de promoção da saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. [acesso em 2021 Maio 23]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/portaria687_2006_anexo1.pdf.

Organização Mundial da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde. Folha informativa COVID-19 Escritório da OPAS e da OMS no Brasil [Internet]. 2020. [acesso em 2021 Ago 19] Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19.

Bufrem LS. A pandemia da Covid-19 no Brasil: informações e contradições na atual conjuntura. P2P Inovação [Internet] 2020 Set [acesso em 2021 Ago 21];7(1):101–20. Disponível em: http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5461

Saboga-Nunes L, Freitas O, Cunha M. Renasceres®: um modelo para a construção da cidadania em saúde através da literacia para a saúde. Servir [Internet] 2016 [acesso em 2021 Set 21];59(1): 7-16. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/4069

Saboga-Nunes L. A literacia para a saúde como processo de construção do abecedário da saúde: o modelo RENASCERES®. In: Conferência de abertura, Dia Internacional dos Museus; 17 de maio de 2019; Escola Superior de Enfermagem do Porto. Porto: Portugal; 2019.

Saboga-Nunes L, Martinss RAS, Farinelli MR, Julião CH. O papel da literacia para a saúde e da educação para a saúde na promoção da saúde. Curitiba: Editora CRV; 2019.

Freire P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1987.

Souza JB, Vendruscolo C, Maestri E, Bitencourt JVOV, Brum CN, Luzardo AR. Círculo de cultura virtual: promovendo a saúde de enfermeiros no enfrentamento da covid-19. Revista Gaúcha de Enfermagem [Internet] 2021 [acesso em 2020 Maio 20]; 42(esp). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rgenf/article/view/110114/59893

Souza DO. A pandemia de COVID-19 para além das ciências da saúde: reflexões sobre sua determinação social. Ciência & Saúde Coletiva [Internet] 2020 Jun [acesso em 2021 Ago 10];25(suppl 1):2469-77.Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/t5Vg5zLj9q38BzjDRVCxbsL/?lang=pt doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.11532020

Dias E, Pinto FCF. A educação e a Covid-19. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação [Internet] 2020 [acesso em 2020 Nov 26];28(108):545-554. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/mjDxhf8YGdk84VfPmRSxzcn/?lang=pt. doi:

https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002801080001.

Saboga-Nunes L, Levin-Zamir D, Bittlingmayer U, Contu P, Pinheiro P, Ivassenko V, et al. Foco da promoção da saúde na COVID-19: mantenha o cavalo de Troia fora dos sistemas de saúde: promova hoje e no futuro a saúde de e para TODOS em tempos de crise! Tradução Maria Rosa Gonçalves Saboga-Nunes. [local desconhecido]: EUPHA-HP, IUHPE, UNESCO Chair Global Health & Education; 2020. [acesso em 2020 Nov 15] Disponível em: https://www.iuhpe.org/images/IUHPE/Advocacy/COVID19_HealthPromotion_pt.pdf.

Moreira KCCM, Martins RAS, Saboga-Nunes L. A literacia para a saúde no setting escolar. Revista de Educação Popular [Internet]. 2019 [acesso 2020 Maio 20];18(3): 268-275. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49602/27882.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa. II caderno de educação popular em saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2014 [acesso em 2021 Set 22]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/2_caderno_educacao_popular_saude.pdf.

Ardenghi-Andrade IC, Farinelli MR, Martins RAS, Julião CH, Ribeiro PMA, Saboga-Nunes L. Educação em saúde e literacia para a saúde: estratégias para a promoção da saúde e qualidade de vida. REFACS [Internet]. 2020 [acesso em 2021 Maio 20]8(Supl. 3): 1079-1085. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/5027/pdf

Downloads

Publicado

2022-11-19

Como Citar

Sousa, R. A. de, Juliao, C. H., Ardenghi-Andrade, I. C., Saboga-Nunes, L., & Rodrigues, J. O. (2022). Promoção de saúde e qualidade de vida dos universitários em tempos de pandemia: a experiência de um curso de extensão. aúde m edes, 8(sup2), 197–209. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p197-209

Edição

Seção

Relato de Experiência