Resenha sobre o e-Book APS Forte no SUS - no combate à pandemia de Covid-19

Review about the e-book APS Forte no SUS - in fighting the Covid-19 pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n1.3639

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, COVID-19, Estratégia Saúde da Família, Criatividade

Resumo

Tendo como ponto de partida a emergência sanitária representada pela Covid-19, bem como o seu caráter pandêmico, os profissionais de saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS), onde o vínculo e o contato próximo ao usuário caracterizam fortemente esse nível de atenção, remodelaram o processo de trabalho através de inovações implantadas de forma emergencial. Assim, a iniciativa “APS Forte no SUS – no combate à pandemia de Covid-19” (2020), é uma obra publicada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde, com o objetivo de reunir e difundir as experiências exitosas de todo o País. Entre elas merecem destaque: a inserção digital, a adaptação da atenção primária à saúde às diferentes vulnerabilidades regionais, o fortalecimento das ações intersetoriais, de vigilância, monitoramento, educação em saúde e comunicação, bem como a contribuição de cada experiência para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) neste cenário.

Biografia do Autor

Monique Nunes Fiuza Dias, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Pós-Graduada nos moldes de residência do Curso de Enfermagem em Saúde Coletiva na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação em Saúde pelo curso de Mestrado Profissional da Escola Politécnica Joaquim Venâncio / Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/EPSJV). Aluna do segundo ano do programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional em Saúde Pública (ENSP) em nível de Doutorado (FIOCRUZ), no eixo de Determinação. Possui experiência na gestão do município do Rio de Janeiro, tanto em nível de coordenação, quanto gestão local de UBS.

Referências

OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde e Ministério da Saúde. APS FORTE no SUS: no combate à pandemia. Brasília: Ministério da Saúde, 2021.

Downloads

Publicado

2023-03-30

Como Citar

Dias, M. N. F. (2023). Resenha sobre o e-Book APS Forte no SUS - no combate à pandemia de Covid-19: Review about the e-book APS Forte no SUS - in fighting the Covid-19 pandemic. aúde m edes, 9(1), 3639. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n1.3639