O ensino na saúde na pauta da formação dos profissionais de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n3p05-09

Resumo

Este editorial apresenta o trabalho da Editora Rede Unida em 2021 com um breve relato sobre os livros publicados pela editora e os números regulares e suplementos da Revista Saúde em Rede. Em seguida, são discutidos conjuntamente os 33 artigos publicados neste número. Os autores fazem parte de Instituições de 13 Estados das cinco regiões do Brasil, evidenciando a abrangência territorial dos trabalhos publicados, que juntos traçam um panorama da diversidade de temas e contextos abordados na revista: a interface da educação com a saúde, seja na perspectiva da educação permanente em saúde, voltada para o trabalho, seja na perspectiva da promoção da saúde; o uso de tecnologias no campo da saúde; os cenários de cuidado nos diferentes níveis (atenção básica, vigilância em saúde, gestão do cuidado em hospitais); gestão em saúde; desigualdades em saúde; saúde mental.

Referências

Ferla, AA; Machado, FV; Pereira, MG; Bueno, D; Bittencourt, R. Relatos de experiência e as articulações entre ensino, pesquisa e práticas profissionais. Revista Saúde em Redes, v7.n2 supl. 2. 1 - 5, 2021.

Ferla, AA; Gosch, CS; Possa, LB; Durães, MD; Padilla, M. A essencialidade da força de trabalho em saúde no enfrentamento à pandemia: precisamos ir além dos aplausos. Revista Saúde em Redes, v7. n1. supl. 1. 1 - 8, 2021.

CECCIN, R.B.; FERLA, A.A. Educação Permanente em Saúde. In: Escola Politécnico Joaquim Venâncio. Dicionário de Educação Profissional em Saúde. 2 ed. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l43.pdf

FERLA, AA. Um ensaio sobre a aprendizagem significativa no ensino da saúde: a interação com territórios complexos como dispositivo. In Saberes Plurais. No prelo.

MBEMBE, A. Necropolítica: Biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. São Paulo: n-edições, 2018.

SOLÓN, P. Bem viver. In: Alternativas sistêmicas: Bem viver, decrescimento, comuns, ecofeminismo, direitos da Mãe Terra e desglobalização. São Paulo: Elefante, 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Editorial