Percepção discente a partir de um guia didático sobre Problem Based Learning e fraturas expostas
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p77-96Palavras-chave:
Problem Based Learning, Fraturas expostas, Sequência didática, Método de ensinoResumo
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar a percepção discente quanto a aplicação de um guia didático com PBL sobre fraturas expostas a partir de casos clínicos. Metodologia: A pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e caráter exploratório, do tipo pesquisa-intervenção, dividiu os estudantes em dois grupos: experimental e controle. Foi realizada uma sequência didática, a partir de um guia para o desenvolvimento de atividades, tais como: elaboração de oficina metodológica, aplicação do PBL sobre fratura exposta e uma aula tradicional com o mesmo tema aos devidos grupos selecionados de forma aleatória, sendo coletados dados como perfil identitário, questionários para avaliação das percepções discentes pré e pós-teste em ambos os grupos e, posteriormente, a realização de grupos focais. Resultados: Os resultados revelam que o grupo experimental apresentou desfechos superiores em relação ao grupo controle, principalmente nos quesitos de estratégia de aprendizagem continuada, segurança, domínio do tema, construção do conhecimento e envolvimento com o assunto. Considerações finais: Concluímos que a sequência didática, trabalhada no guia intitulado “PBL, faça o seu: Guia de Sequência Didática”, foi fundamental no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo pela sua organização e estrutura, visto que promove ações desenvolvidas com os alunos, tanto no caso problema quanto na abordagem pedagógica do professor-tutor.Referências
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