Percepção discente a partir de um guia didático sobre Problem Based Learning e fraturas expostas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p77-96

Palavras-chave:

Problem Based Learning, Fraturas expostas, Sequência didática, Método de ensino

Resumo

Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar a percepção discente quanto a aplicação de um guia didático com PBL sobre fraturas expostas a partir de casos clínicos. Metodologia: A pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e caráter exploratório, do tipo pesquisa-intervenção, dividiu os estudantes em dois grupos: experimental e controle. Foi realizada uma sequência didática, a partir de um guia para o desenvolvimento de atividades, tais como: elaboração de oficina metodológica, aplicação do PBL sobre fratura exposta e uma aula tradicional com o mesmo tema aos devidos grupos selecionados de forma aleatória, sendo coletados dados como perfil identitário, questionários para avaliação das percepções discentes pré e pós-teste em ambos os grupos e, posteriormente, a realização de grupos focais. Resultados: Os resultados revelam que o grupo experimental apresentou desfechos superiores em relação ao grupo controle, principalmente nos quesitos de estratégia de aprendizagem continuada, segurança, domínio do tema, construção do conhecimento e envolvimento com o assunto. Considerações finais: Concluímos que a sequência didática, trabalhada no guia intitulado “PBL, faça o seu: Guia de Sequência Didática”, foi fundamental no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo pela sua organização e estrutura, visto que promove ações desenvolvidas com os alunos, tanto no caso problema quanto na abordagem pedagógica do professor-tutor.

Biografia do Autor

Deodato Narciso de Oliveira Castro Neto, Centro Universitário Christus - Unichristus

Centro Universitário Christus - Unichristus, Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. Fortaleza, CE, Brasil. Mestre em Ensino na Saúde pelo Centro Universitário Christus. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF.

Karla Angélica Silva do Nascimento, Centro Universitário Christus - Unichristus

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Pós-graduação da Unichristus, no curso Mestardo Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. Área de estudo: Educação e Tecnologia, com ênfase em formação docente, desenvolvendo estudos nos seguintes temas: mobile learning, dispositivos móveis, software educativo livre, educação a distância, aprendizagem colaborativa móvel, aplicativos e recursos educacionais digitais.

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Publicado

2022-09-11

Como Citar

Castro Neto, D. N. de O., & Nascimento, K. A. S. do. (2022). Percepção discente a partir de um guia didático sobre Problem Based Learning e fraturas expostas. aúde m edes, 8(2), 77–96. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p77-96

Edição

Seção

Artigos Originais