Identificação de competências em Saúde Bucal Coletiva na graduação pelo consenso entre docentes de Instituições de Ensino Superior brasileiras

Identification of competencies in Collective Health in undergraduate Dentistry by consensus among professors from Brazilian Higher Education Institutions

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n1.3743

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Educação baseada em competências, Currículo.

Resumo

Introdução: O ensino da odontologia vem passando por transformações que implicam na valorização de conteúdos e de experiências proporcionados pelas disciplinas ligadas à Saúde Coletiva. Esta área passa a ter mais centralidade na discussão da reorientação da formação do cirurgião-dentista a partir da implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Objetivo: Identificar competências em Saúde Bucal Coletiva a serem desenvolvidas na graduação pelo consenso entre docentes de Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: Estudo descritivo, transversal. Utilizou a técnica Delphi em três etapas e grau de concordância estipulado em ? 70%. Resultados: Foram identificados pelo consenso docente 18 itens para o tópico conhecimentos, sendo os mais citados: histórico e princípios do SUS e modelos de atenção em saúde. Para o tópico habilidades, houve consenso em 13 itens, sendo mais citados: atuar a partir das necessidades de saúde do paciente e reconhecer problemas a partir da observação da realidade. Em 31 itens para o tópico atitudes, os mais citados foram: autonomia e exercer liderança na equipe de saúde. Conclusão: As dimensões que caracterizam o campo da Saúde Coletiva como saber e prática podem ser identificados no consenso obtido. Para a formação do cirurgião-dentista a partir destas dimensões há necessidade de mudanças na organização do trabalho em saúde e no cuidado das pessoas. Indica-se mais estudos sobre o tema que incluam estratégias visando diversificar o perfil dos docentes, uma vez que o consenso obtido refletiu preponderantemente a visão de docentes de Instituições de Ensino Superior públicas.

Biografia do Autor

Flávia de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás; cirurgiã-dentista especialista em Endodontia com atuação nas Prefeituras Municipais de Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Maria Goretti Queiroz, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Associada da Faculdade de Odontologia/UFG e do Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Educação/UFG.

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Publicado

2023-04-02

Como Citar

e Silva, F. de O., & Queiroz, M. G. (2023). Identificação de competências em Saúde Bucal Coletiva na graduação pelo consenso entre docentes de Instituições de Ensino Superior brasileiras: Identification of competencies in Collective Health in undergraduate Dentistry by consensus among professors from Brazilian Higher Education Institutions. aúde m edes, 9(1), 3743. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n1.3743

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Artigos Originais