Impactos das condições de trabalho no processo saúde-doença dos trabalhadores do SUS

Impacts of working conditions on the health-disease process of SUS workers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n1.3848

Resumo

O presente estudo trata de uma pesquisa com profissionais da Atenção Primária à Saúde - APS, com o objetivo de identificar quais os impactos das condições de trabalho no processo saúde-doença dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde - SUS. Possui abordagem qualitativa e método de análise a dialética, referenciada pela vertente Marxista, utilizando técnicas da hermenêutica dialética. O estudo proporcionou aproximação da realidade dos profissionais, no qual, os desafios do SUS estão diretamente associados ao desenvolvimento de patologias tendo a pandemia do Coronavírus como plano de fundo para o aprofundamento da precarização das condições de trabalho. A discussão também abriu lacunas para futuros estudos, no intuito de contribuir com a construção de estratégias que possam confrontar com as condições impostas no processo de trabalho, minimizando os danos causados à saúde do trabalhador no cotidiano de suas atividades laborais.

Biografia do Autor

Adriana Torres da Silva

Assistente Social formada pela Universidade Potiguar - UNP. Especialista em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade. Especialista em Família, Serviço Social e Seguridade Social. Atua na saúde suplementar como Assistente Social da APS.

Downloads

Publicado

2023-03-29

Como Citar

da Silva, A. T., & Felipe de Lima Costa, K. . (2023). Impactos das condições de trabalho no processo saúde-doença dos trabalhadores do SUS: Impacts of working conditions on the health-disease process of SUS workers. aúde m edes, 9(1), 3848. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n1.3848

Edição

Seção

Artigos Originais