O modelo social da deficiência nas pesquisas brasileiras de pós-graduação stricto sensu
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p379-394Resumo
Este trabalho versa sobre a presença do modelo social da deficiência em pesquisas acadêmicas. Partiu-se da apresentação do campo de Estudos da Deficiência e do modelo social de deficiência para discutir a produção de teses e dissertações brasileiras, com o objetivo de apresentar em que contextos acadêmicos o modelo social se faz presente, bem como analisar possíveis correlações entre a adoção do modelo social de deficiência e a valorização da participação de pessoas com deficiência no âmbito da pesquisa. A recuperação de dissertações e teses em bancos de dados virtuais chegou a 196 estudos, dos quais apenas 32 relacionavam-se ao tema estudado. Tais produções foram caracterizadas quanto à: distribuição de estudos por ano; por tipo de Instituição de Ensino Superior; por região; por campo de conhecimento; e caracterização dos estudos entre empíricos e não empíricos. Considera-se que as discussões conceituais sobre o modelo social da deficiência e suas consequências ético-políticas estão presentes de modo tímido na pesquisa acadêmica nacional. Apenas 32 de 196 estudos recuperados tratavam, ao menos de maneira introdutória, desse arcabouço. Tal presença, entretanto, é perceptivelmente estabelecida em estudos empíricos, não só no que concerne às discussões teóricas mais robustas, mas, sobretudo, quanto à participação de pessoas com deficiência e ao registro de suas experiências como base para a produção de conhecimento. Os estudos feministas da deficiência, que compõem a segunda geração do modelo social, ainda não são incorporados pela Academia.Downloads
Publicado
2022-09-11
Como Citar
de Souza Freitas , M. A., & Biancha Angelucci , C. . (2022). O modelo social da deficiência nas pesquisas brasileiras de pós-graduação stricto sensu . aúde m edes, 8(2), 379–394. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p379-394
Edição
Seção
Dossiê Internacional: Pesquisar envolvendo pessoas com deficiência e a perspectiva inclusiva
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