Deficiência intelectual e Ensino Superior: acesso e acessibilidade em um curso de formação de professores em Artes Visuais

Autores

  • Maria Edith Romano Siems Doutora. Universidade Federal de Roraima
  • Luís Müller Posca Mestre. Doutorando. Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p423-437

Resumo

 Neste estudo, objetivou-se discutir o percurso de um estudante com deficiência intelectual no Ensino Superior, no curso de licenciatura em Artes Visuais, de forma a identificar os mecanismos que oportunizaram seu acesso, permanência e sucesso acadêmico em uma universidade federal do norte do Brasil. Metodologicamente, adotou-se a história oral para identificar fatores que impactaram no acesso e no percurso acadêmico e em que medida se deu a superação da compreensão da deficiência como condição de incapacidade e fracasso escolar, tanto do ponto de vista do estudante quanto dos profissionais envolvidos em seu processo formativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na perspectiva da história oral, como fundamentada por Alberti, e compreendendo os aspectos delineados no campo da memória por Bosi. Os dados são provenientes de entrevista semiestruturada realizada em meio virtual e de produções escritas do participante da pesquisa relativas ao seu processo formativo. Nas análises, tomou-se como referencial a perspectiva de Thompson sobre o sentido de experiência e referenciais histórico-culturais que nos conduzem a buscar compreender o desenvolvimento de pessoas e políticas como processual, que ocorre em perspectiva dialética. Os resultados destacam o relevante papel das políticas públicas de acesso ao Ensino Superior na ampliação de direitos das pessoas com deficiência, mas também a trajetória a percorrer na remoção de barreiras no interior das instituições. Compreendeu-se que a adoção de procedimentos pedagógicos específicos, adequados à interlocução por meio de diferentes ferramentas simbólicas, como requerido em função das limitações na leitura e escrita do sujeito da pesquisa, favoreceu seu percurso formativo enquanto estudante, mas que há importantes reformulações a serem realizadas pelas instituições para a efetiva acessibilidade ao conhecimento.

Publicado

2022-09-11

Como Citar

Edith Romano Siems , M. ., & Müller Posca , L. (2022). Deficiência intelectual e Ensino Superior: acesso e acessibilidade em um curso de formação de professores em Artes Visuais. aúde m edes, 8(2), 423–437. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p423-437

Edição

Seção

Dossiê Internacional: Pesquisar envolvendo pessoas com deficiência e a perspectiva inclusiva