Perspectivas sobre a educação de alunos com deficiência na África do Sul: desafiando a cultura do silêncio
DOI:
https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p467-483Resumo
A África do Sul estabeleceu um sistema de Educação Inclusiva que mantém escolas especiais para atender estudantes que demandam grandes necessidades de apoio e centros de apoio vizinhos às escolas comuns. Embora haja discussão sobre o que agregam ou não as escolas especiais, existem relativamente poucos estudos que se propõem a compartilhar as perspectivas de estudantes dessas escolas. Este estudo baseia-se em entrevistas com 39 estudantes de seis escolas especiais e dois de centros educacionais de apoio. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise temática de conteúdo, o que revelou que os estudantes se sentem desapontados, pois suas deficiências não são compreendidas pelos professores. Eles expressam a necessidade de maior apoio social e psicológico relativo às suas experiências escolares, à deficiência e aos problemas sociais. Eles também apontam a necessidade de os professores serem mais pacientes e comprometidos. Os estudantes que vivem em instituições de acolhimento destacam as condições precárias de vida e a ausência de apoio dos cuidadores dessas instituições, o que impacta sua possibilidade de aprendizagem. As necessidades que foram identificadas pelos estudantes podem subsidiar professores que se interessam em melhorar a qualidade da educação ofertada.Downloads
Publicado
2022-09-11
Como Citar
McKenzie, J. ., Kelly , J. ., Ntombizami Shanda, N. ., & Watermeyer , B. (2022). Perspectivas sobre a educação de alunos com deficiência na África do Sul: desafiando a cultura do silêncio. aúde m edes, 8(2), 467–483. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8n2p467-483
Edição
Seção
Dossiê Internacional: Pesquisar envolvendo pessoas com deficiência e a perspectiva inclusiva
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