A socialização do conhecimento acadêmico da COVID-19: construção de uma produção tecnológica educacional

The socialization of academic knowledge of COVID-19: construction of a technical production for health education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4007

Resumo

Objetivo: descrever a construção de uma produção técnica usada como uma ferramenta de Educação em Saúde e estratégia no combate à transmissão domiciliar do SARS-COV-2. Método: trata-se de um relato de experiência referente à construção da produção técnica idealizada durante a atuação dos autores em um serviço que realiza Testagem e Diagnóstico da COVID-19 na cidade do Rio de Janeiro. A produção técnica foi utilizada como instrumento para auxiliar a Educação em Saúde com a sociedade acerca do autocuidado e do cuidado domiciliar no tratamento e, principalmente, na prevenção da COVID-19. Resultados: as etapas da construção foram levantamento das informações preconizadas pelo Ministério da Saúde e a elaboração de um cartaz digital com informações sobre saúde e Covid-19 cujo design gráfico contou com a plataforma “Canva®”. O conteúdo informativo fundamentou-se nas recomendações do Ministério da Saúde. A fase de implementação se deu pela divulgação nos meios digitais, como as redes sociais e e-mail. Além disso, a versão impressa fortalece a disseminação das informações. Conclusão: espera-se o amplo alcance das informações e práticas de cuidados para evitar a transmissão domiciliar pela Covid-19. Além disso, aspira-se a diminuição da ansiedade desencadeada pelo diagnóstico positivo para a doença.

Downloads

Publicado

2023-07-09

Como Citar

Eleuterio Ferreira, R., Matheus Oliveira da Silva, Gabriela Silva dos Santos Prado, & Amaralina Pimenta Muniz. (2023). A socialização do conhecimento acadêmico da COVID-19: construção de uma produção tecnológica educacional: The socialization of academic knowledge of COVID-19: construction of a technical production for health education. aúde m edes, 9(2), 4007. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4007

Edição

Seção

Relato de Experiência