Profissionais de Saúde e Educação Para Morte: um estudo do ensino superior brasileiro

Health and Education Professionals for Death: a study of Brazilian higher education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4009

Resumo

Objetivo: Analisar a presença de disciplinas sobre morte, perda e luto na matriz curricular dos cursos de medicina e enfermagem, públicos e privados do Brasil. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem mista, quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório, com uso de bases de dados secundárias, que propôs investigar a matriz curricular dos cursos de medicina e enfermagem do Brasil, em busca de componentes curriculares ou conteúdos que abordem temas relacionados à morte, perda e luto. Resultados: A amostra contém 103 instituições, apenas 44% disponibilizam descrição da grade curricular. 83% dos cursos de medicina públicos abordam os temas morte, perda e luto em matérias obrigatórias. De todos os cursos com informações públicas, apenas 28% apresentaram algo relacionado à educação para morte, perda e luto. Os cursos analisados que abordam a temática são majoritariamente públicos. Todavia, nenhum dos cursos que abordam o tema objeto de estudo este se apresenta como tema central de uma matéria, as informações sobre morte, perda e luto sempre estavam implícitas na descrição da ementa curricular. Conclusões: É evidente a necessidade de se inserir disciplinas com foco central na morte, perda e luto, com carga horária capaz de abarcar a profundidade do assunto, não apenas ser inserido de forma secundária.

Biografia do Autor

Lohana Guimarães Souza, 77988657809

Bacharela Interdisciplinar em Saúde, com ênfase na Área de Concentração Saúde, Enfermidade e Cuidado, pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), discente de Medicina na UFSB, divulgadora científica, ex-membra fundadora do Núcleo de Estudos em Semiologia e Propedêutica Clínica (NESPc/UFSB), membra da Liga Acadêmica de Semiologia Médica (LASEM/UFSB), diretora de pesquisa da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (LANNC/UFSB), pesquisadora dos grupos Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde (NEPS/UFSB) e Educação Digital Interativa (UFSB), voluntária do Projeto Saúde e Bem-Estar (PSBE), trainee da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA-UFSB) no Comitê Permanente de Direitos Humanos e Paz, entusiasta dos movimentos Slow Medicine e Choosing Wisely. Foi bolsista de Iniciação Científica pela UFSB (2018-2019) com pesquisa acerca do diagnóstico do acesso e qualidade da atenção básica na saúde do trabalhador, sob a perspectiva dos profissionais que compõe as equipes NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Nordestina, feminista, ativista pela humanização da assistência à saúde, por uma medicina orientada pela racionalidade, defensora dos Direitos Humanos, dos direitos da mulher, dos direitos das minorias, do Sistema Único de Saúde (SUS), da educação libertadora, da Democracia e da ciência. 

Fábio Nieto Lopez

Professor Doutor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Doutor e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Integrante dos Grupo de Pesquisa: "CONES - Modelagem da Complexidade em Artes, Humanidades e Saúde"​, e "Estudos sobre a Universidade Brasileira", é formado em Psicologia pela UNESP-Assis e em Direção Teatral pela UFBA.

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

Guimarães Souza, L., Amparo dos Santos, A. ., Tailande Venceslau Carneiro, Ribeiro dos Santos, V. ., & Nieto Lopez, F. . (2023). Profissionais de Saúde e Educação Para Morte: um estudo do ensino superior brasileiro: Health and Education Professionals for Death: a study of Brazilian higher education. aúde m edes, 9(2), 4009. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4009

Edição

Seção

Artigos Originais