Saúde Sexual e Reprodutiva como estratégia de promoção de saúde no ambiente escolar

Sexual and Reproductive Health as a health promotion strategy in the school environment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4065

Resumo

A abordagem da educação em saúde é de suma importância para a qualidade e efetividade da atenção em saúde sexual e saúde reprodutiva, especialmente no ambiente escolar. Essas atividades necessitam ter como apoio noções de empatia e acolhimento, uma vez que compreendem os valores morais e culturais dos indivíduos, além dos conhecimentos objetivos que permeiam essas questões. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é verificar o conhecimento de estudantes do Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) quanto à sexualidade e planejamento reprodutivo. Trata-se de um relato da experiência, com abordagem qualitativa dos dados. As estudantes de graduação em Enfermagem realizaram junto ao público de jovens e adultos com faixa etária entre 16 e 50 anos em escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio de Parnaíba-PI atividades de educação em saúde voltadas à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) no período de junho de 2022. Utilizou-se o diário de campo por meio da observação direta para o registro das informações e impressões sobre o território de atuação. Constatou-se a carência de educação sexual no ambiente escolar, devido ao desconhecimento das infecções sexuais, o uso errôneo de métodos contraceptivos na qual propicia o surgimento de inúmeras condições de saúde, como as IST’s e a gravidez na adolescência. As ações de educação em saúde realizadas pelas discentes de enfermagem contribuem para a formação dos estudantes de graduação pois proporcionam o contato com a comunidade e as suas necessidades. Auxiliam também na diminuição das IST’s, visto que a desinformação é um dos principais fatores para a sua disseminação.

Biografia do Autor

  • Aline Miranda de Abreu, Universidade Estadual do Piauí

    Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí, Campus Parnaíba, Piaui, Brasil.

  • Antonia Vitória Elayne Carneiro Araújo, Universidade Estadual do Piauí

    Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí, Campus Parnaíba, Piaui, Brasil.

  • JOANA NÁGILA RIBEIRO FIGUEIRA, Universidade Estadual do Piauí

    Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí, Campus Parnaíba, Piaui, Brasil.

  • Joelson dos Santos Almeida, Universidade Estadual do Ceará-UECE
    Enfermeiro. Doutorando em Saúde Coletiva pela UECE. Mestre em Saúde e Ambiente pela UFMA. Tem interesse na área de concentração: saúde das populações, vinculado à linha de epidemiologia clínica e promoção da saúde que investiga as condições agudas (doenças transmissíveis) e condições crônicas (doenças não transmissíveis). Docente do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia da Escola de Saúde Pública do Maranhão ESP/SES-MA.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

de Abreu, A. M. ., Araújo, A. V. E. C., FIGUEIRA, J. N. R. ., & Almeida, J. dos S. (2023). Saúde Sexual e Reprodutiva como estratégia de promoção de saúde no ambiente escolar: Sexual and Reproductive Health as a health promotion strategy in the school environment. Saúde Em Redes, 9(2), 4065. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4065

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)