Formação crítica e a práxis dos trabalhadores: contribuições para o Sistema Único de Saúde

Critical education and the praxis of workers: contributions to the Brazilian Public Health System

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4086

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma revisão de literatura científica sobre a formação em Saúde Coletiva no Brasil. Tem como objetivo analisar o potencial da formação crítica para transformar a práxis dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, mediado pela tensão existente na discussão sobre os campos científicos da Saúde Pública e da Saúde Coletiva. Fundamenta-se nos conceitos de educação, práxis e transformação social provenientes da teoria crítica. Busca responder às questões: como o tema da formação e da práxis em Saúde Coletiva é abordado na produção científica nacional? Como a formação crítica em Saúde Coletiva pode contribuir para uma mudança na práxis dos trabalhadores do SUS e com o processo de transformação social da realidade brasileira? O levantamento bibliográfico foi realizado nas principais bases de dados e incluiu artigos em português, espanhol e inglês, publicados entre os anos 1990 e 2020, sendo encontrados 4.671 documentos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 22 textos foram selecionados para compor o corpus de análise. Os resultados foram organizados em três categorias temáticas: A tensão existente entre os campos científicos da Saúde Pública e da Saúde Coletiva; Formação crítica em Saúde Coletiva: diálogo com o SUS e desafios; O potencial da formação crítica em Saúde Coletiva para a transformação da práxis. Foi identificado que os processos formativos críticos têm grande potencial para transformar a práxis dos trabalhadores no SUS, possibilitando tornarem-se agentes de transformação social a partir de uma luta política que envolve agência, resistência e acomodação, desde a formação até o enfrentamento dos desafios diários do mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Gíssia Galvão, ENSP-Fiocruz e NUTES-UFRJ

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (1983), especialista em Medicina Preventiva pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mestre em Medicina Social pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) E doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da  Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nutes/UFRJ). Médica e professora da ENSP/Fiocruz, onde desenvolve ações de ensino em cursos lato sensu nas modalidades presencial e a distância.

Prof. Gustavo de Oliveira Figueiredo, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador no Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (Nutes), onde coordena o Laboratório de Estudo das Ciências e lidera o grupo de pesquisa Cogitare: Estudos em Formação, Política e Trabalho Humano. Formou-se bacharel em odontologia e mestre em Tecnologia Educacional para a Saúde, ambos pela UFRJ. Obteve título de mestre em Psicologia e de doutor europeu em Psiciologia da Comunicação, ambos pela Universidade Autònoma de Barcelona, Espanha. Recentemente concluiu o pós doutorado em Estudos Culturais pela McMaster University, Canadá, onde atua como professor visitante desde 2019.

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

Gomes Galvao, G., & Figueiredo, G. (2023). Formação crítica e a práxis dos trabalhadores: contribuições para o Sistema Único de Saúde : Critical education and the praxis of workers: contributions to the Brazilian Public Health System. aúde m edes, 9(2), 4086. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4086

Edição

Seção

Artigo de Revisão