Currículos inovadores na formação médica: a percepção dos estudantes sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem

Innovative curriculum in medical education: students' perception of active teaching and learning methodologies

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4141

Resumo

Resumo: Objetivo: Avaliar a percepção de estudantes de Medicina quanto ao emprego de currículos inovadores no seu processo de aprendizagem, analisando a interferência do perfil sociodemográfico e acadêmico. Métodos: Estudo transversal, realizado através de questionário virtual, estruturado, anônimo, de autopreenchimento, respondido por estudantes de Medicina em Salvador/Bahia. Além da percepção quanto ao uso de currículos inovadores, avaliou-se o perfil sociodemográfico e acadêmico. Resultados: Foram avaliados 253 estudantes de Medicina, com predomínio do sexo feminino (62,8%), da raça branca (54,9%), solteiros (88,1%), com idade de 23,9+4,9 anos, sem formação acadêmica prévia (79,1%). Os estudantes reconhecem que o emprego de currículos inovadores auxilia na consolidação do conhecimento (90,5%), principalmente por permitir uma vivência profissional precoce (90,5%), contribuir na capacidade de reflexão (92,9%), no desenvolvimento do raciocínio clínico (94,1%), na interação entre teoria e prática (90,9%) e proporcionar maior segurança quanto ao aprendizado (80,2%). Os aspectos sociodemográficos não interferiram nessas percepções, entretanto aspectos acadêmicos, como formação prévia e método tradicional na graduação anterior, associaram-se com menor grau de concordância acerca dos benefícios acadêmicos dos currículos inovadores. Conclusão: Os estudantes de Medicina reconhecem que as metodologias ativas contribuem para o processo de aprendizagem por proporcionar uma vivência profissional precoce e a articulação entre teoria e prática, estimulando a capacidade de reflexão e o raciocínio clínico.

Biografia do Autor

Beatriz Bastos Cruz Cavalcante, Medicina FTC

Estudante de Medicina

Everton Amorim Barreto, Medicina FTC

Estudante de Medicina

Katia de Miranda Avena, Medicina FTC / Centro Universitário Dom Pedro II

Doutora em Medicina e Saúde Humana

Ana Paula Amaral de Brito, Medicina FTC / Universidade do Estado na Bahia (UNEB)

Doutora em Patologia Humana

Gilmara Vasconcelos de Sousa, Medicina FTC

Mestre em Medicina e Saúde Humana

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

Bastos Cruz Cavalcante, B. ., Amorim Barreto, E. ., de Miranda Avena, K. ., Amaral de Brito, A. P. ., & Vasconcelos de Sousa, G. . (2023). Currículos inovadores na formação médica: a percepção dos estudantes sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem: Innovative curriculum in medical education: students’ perception of active teaching and learning methodologies. aúde m edes, 9(2), 4141. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4141

Edição

Seção

Artigos Originais