OS (DES)ENCONTROS DA PESQUISA NO TEMPO-ESPAÇO AMAZÔNICO: UM ENSAIO SOBRE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO COMO ABERTURA À APRENDIZAGEM

Autores

  • Alcindo Antônio Ferla Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-9408-1504
  • Renata Flores Trepte Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Júlio Cesar Schweickardt Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Leônidas e Maria Deane http://orcid.org/0000-0002-8349-3482
  • Rodrigo Tobias de Sousa Lima Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Leônidas e Maria Deane
  • Ardigò Martino Università di Bologna

DOI:

https://doi.org/10.18310/2446-4813.2016v2n3p241-261

Palavras-chave:

Programa Mais Médicos, pesquisas avaliativas, atenção básica em saúde, metodologia de pesquisa social

Resumo

Narrativa da experiência do trabalho de campo de pesquisa avaliativa sobre o Programa Mais Médicos realizada no Município de São Gabriel da Cachoeira, no Estado do Amazonas. Por meio da narrativa, busca-se refletir sobre a necessidade de abertura à aprendizagem a partir da diversidade do local na metodologia das pesquisas que analisam contextos diversos, em particular no âmbito das análises de políticas públicas. A diversidade de situações encontradas no campo empírico é utilizada para refletir sobre aspectos operacionais, questões metodológicas e relações entre teoria e prática nas pesquisas sociais. Utilizando a metáfora do embrenhar, com sentido de estar em situação diversa do habitual, foram sendo analisadas questões singulares da pesquisa que destacam a contribuição do campo empírico de implementação de políticas no território amazônico para o fazer da pesquisa. Entre as questões que o empírico levantou para a pesquisa, quando colocado em diálogo transversal com a teoria e com a metodologia da pesquisa, está o desenvolvimento da atenção básica a partir do encontro entre perspectivas diversas dos profissionais do Programa e os profissionais vinculados anteriormente às equipes. Sugere-se que a pesquisa, para articular o geral e o específico, a teoria e as práticas, seja compreendida como educação permanente dos pesquisadores.

Biografia do Autor

Alcindo Antônio Ferla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médico, doutor em educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisador visitante sênior do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA) – Fiocruz Amazônia/FAPEAM.

Renata Flores Trepte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Júlio Cesar Schweickardt, Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Leônidas e Maria Deane

Cientista social, doutor em História das Ciências e da Saúde e pesquisador do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA) - Fiocruz Amazônia e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVida).

Rodrigo Tobias de Sousa Lima, Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Leônidas e Maria Deane

Cirurgião Dentista, Doutor em Saúde Pública, pesquisador do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA) - Fiocruz Amazônia e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVida).

Ardigò Martino, Università di Bologna

Médico, Doutor em Cooperação Internacional e Desenvolvimento Sustentável, Especialista em Saúde Pública, Pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural Universidade de Bologna.

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Publicado

2017-04-07

Como Citar

Ferla, A. A., Trepte, R. F., Schweickardt, J. C., de Sousa Lima, R. T., & Martino, A. (2017). OS (DES)ENCONTROS DA PESQUISA NO TEMPO-ESPAÇO AMAZÔNICO: UM ENSAIO SOBRE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO COMO ABERTURA À APRENDIZAGEM. aúde m edes, 2(3), 241–261. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2016v2n3p241-261

Edição

Seção

Ensaio

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